quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Encontro dos Candidatos Negros do Estado da Bahia



As eleições se aproximam, a democracia brasileira está cada vez mais consolidada e o país experimenta uma fase de euforia econômica vigorosa. Esta é, sem dúvida, uma configuração oportuna para esclarecer problemas crônicos da nossa sociedade, a exemplo da questão racial que apresenta o negro brasileiro, infelizmente, ainda coadjuvante às situações de pobreza, sectarismo, crime e outras tantas qualificações pejorativas e, certamente, preconceituosas.

Emerge neste cenário uma iniciativa ímpar: o Encontro dos Candidatos Negros do Estado da Bahia, com a aspiração de fazer chegar à população negra a informação direcionada a realização de suas necessidades básicas. O Encontro, realizado pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, vai reunir candidatos negros ao pleito de 2010 e a comunidade negra, para ouvir dos postulantes suas propostas e seus projetos voltados para estes cidadãos que ocupam mais de 70% da população da cidade de Salvador.

O evento vai acontecer na Fundação Visconde de Cairu (R. do Salete, 50 – Barris), no dia 9 de setembro as 17:00h. Para participar, o candidato deve acessar o site www.negro1.com.br e proceder sua inscrição. Cada participante terá um tempo determinado para apresentar suas propostas e projetos à platéia.


Segundo o TRE, o Estado da Bahia possui 9 milhões de eleitores. Destes, 7 milhões são afrodescendentes. Levando-se em consideração que existe no Brasil, nos dias de hoje, entre 513 Deputados Federais apenas 18 negros, entre 63 Deputados Estaduais da Bahia 1 negro e, praticamente a ausência de Senadores, pode-se concluir que há uma sub-representação política da população que expressa o maior número de eleitores. O pensamento da inclusão social e de uma sociedade mais justa, passa, necessariamente, pela representação política proporcional, longe de hegemonias e valorizando a ênfase na inserção dos negros na formação da sociedade e do Estado brasileiro.


Para conhecer melhor o Encontro, acesse www.negro1.com.br ou envie sua mensagem para negroeleito@gmail.com.

Fonte: André Luís Santana ( Correio Nagô)

Um comentário: