sábado, 4 de setembro de 2010

Oficina de Ética e Cidadania é levada para Marisqueiras de Santo Amaro




Foto/Divulgação

O Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação (SECTI) pretende implantar Oficinas de Empreendedorismo ainda este mês nas Cooperativas de Marisqueiras em Santo Amaro da Purificação - Recôncavo Baiano.

As Oficinas fazem parte do Projeto de Resgate na Cultura de Coleta de Marisco nas regiões da Bahia que desenvolvem esta prática como forma de sobrevivência em famílias de baixa renda.

Vale lembrar que o tema das Oficinas tem servido de linha de pesquisa de Universidades Federais do Brasil. A vigilância nutricional é uma estratégia eficaz para redução de problemas de saúde e nutrição das comunidades de pescadores de Ilha de Maré, região metropolitana de Salvador, e Santo Amaro da Purificação, Bahia, as quais vivenciam as conseqüências da contaminação ambiental, decorrentes das atividades de indústrias químicas e petrolíferas, além de sofrerem com a quase inexistência de programas públicos que priorizem as ações preventivas de saúde.

Este projeto caracteriza-se como um estudo multidisciplinar e participativo, tendo como objetivo inicial, realizar diagnóstico sócio-econômico e ambiental, vigilância alimentar e nutricional, proporcionar às comunidades, uma experiência de participação direta e efetiva no planejamento, execução e avaliação de atividades relacionadas à promoção e prevenção de saúde e nutrição.

A metodologia para delinear o perfil sócio-econômico e o padrão alimentar das famílias de pescadores, compreendeu a aplicação de questionários padronizados abordando dados sócio-econômicos, demográficos e um inquérito de consumo alimentar semi-quantitativo. Dadas às necessidades da população destas regiões, priorizou-se avaliar o universo de 143 crianças, de 1 a 5 anos de idade, sendo obtidos dados antropométricos, bioquímicos e parasitológicos de fezes.

Os resultados obtidos refletem as conseqüências da contaminação química ambiental, comprometendo a qualidade de vida, saúde e nutrição das populações destas comunidades pesqueiras.


* texto Patrícia Bernardes


Fonte: Universidade Federal da Bahia (Departamento de Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia)Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação, Bahia; Conselho Pastoral dos Pescadores; Associação de Moradores, Pescadores e Pescadoras de Bananeiras - Ilha de Maré; Associação de Marisqueiras e Pescadores de Caeira (AMAPESCA) - Santo Amaro da Purificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário