terça-feira, 7 de setembro de 2010

III Encontro Gapene reune colaboradores em Salvador



O Grupo de Acolhimento a Presos e Egressos Nordeste (Gapene) realizou nesta segunda (06) em Salvador o III Encontro de Colaboradores do Projeto Recuperart. O Encontro foi realizado no Butikimbuí pela Gestora Social e Pedagoga Jesse Jane Souza (Coordenadora das Atividades Laborativas Prisional Voluntária / Nordeste). O objetivo destes encontros mensais é divulgar as ações afirmativas realizadas mês a mês no Sistema Prisional de Salvador a fim de captar um número maior de material humano para as atividades; profissionais da área de saúde, educação, segurança pública, engenharia, agricultura, comunicação.

Os voluntários do Gapene realizam atividades de acompanhamento de presos e egressos do Sistema Prisional do Nordeste (Ba) através de Oficinas de Capacitação destes indivíduos com a função de reinserir de forma pró-ativa mulheres e homens no mercado de trabalho. Em julho deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu a assinatura de cooperação técnica com órgãos governamentais e empresas privadas com o objetivo de viabilizar parcerias em Salvador a fim de criar emprego e ocupação para presos e egressos do sistema carcerário estadual nos órgãos públicos e empresas privadas que se comprometeram com o projeto, além de garantir toda a assistência jurídica e psicossocial aos que serão beneficiados com a ação.

O Grupo vêm desempenhado este tipo de ação no Nordeste há 15 anos. Desta forma, tenta-se viabilizar a Construção do Centro de Ressocialização através da Profissionalização (Projeto RECUPERART), viabilizar a compra de uma sede própria da Casa de Passagem em Salvador (atualmente funcionando em uma casa alugada na Mata Escura),recrutamento de uma equipe de profissionais (advogados, médicos, professores, pedagogos, dentre outros que queiram colaborar com suas profissões e buscar parceiros que acreditem nos Projetos e estejam dispostos a investir recursos em vidas.

Neste mês de setembro será iniciado o acompanhamento dos detentos e detentas em regime fechado e semi-aberto da Cadeia Pública do Estado com a finalidade de incorporar os mesmos no programa de Curso de Capacitação oferecidos dentro da Cadeia Pública e posteriormente na sede de atividades do Grupo de Acolhimento em Simões Filho.

Informações : 71 8895-9357 (Jesse Jane Souza / Gestora Social - Nordeste)

· Texto Patrícia Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário