quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ilê Aiyê recebe apoio de movimento negro de Minas Gerais



Representantes de movimentos negros de Minas Gerais reuniram-se para uma confraternização e discussão sobre a participação da comunidade negra nas eleições de 2010.

O encontro foi uma iniciativa do peemedebista Arcanjo Pimenta, militante do movimento negro que, na oportunidade, ofereceu um almoço em sua residência, para homenagear o fundador da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, da Bahia, Antônio Carlos dos Santos – o Vovô.

Inúmeras são as contribuições de Vovô para o resgate e a afirmação da cultura de origem africana no Brasil. Entre as contribuições, Vovô do Ilê produziu os quatro discos do Bloco Ilê Aiyê, coordenou o Carnaval da Liberdade de 1989 a 1992, coordenou o Carnaval de Salvador, em 1996, é produtor de artistas nacionais e estrangeiros nos eventos do Ilê Aiyê e foi membro da Comissão Organizadora da vinda de Nelson Mandela ao Brasil. Além disso, é responsável pelo Projeto de Extensão Pedagógica e pela Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê e, atualmente, é membro do Grupo de Trabalho Interministerial para Valorização da População Negra, em Brasília e membro da Coordenação do Fórum Intermunicipal de Cultura, entre outras contribuições.

O bloco Ilê Aiyê terá como tema para o carnaval 2011, a contribuição de Minas Gerais na promoção da igualdade racial, assunto que motivou todos as discussões durante o encontro.

O Presidente do PMDB Afro-brasileiro de Minas Gerais, Vanderlei Lourenço representou o PMDB, ao lado dos companheiros peemedebistas Arcanjo e Dona Efigênia Pimenta, referência no movimento negro mineiro. Estiveram presentes, ainda, Mônica Aguiar, Secretária de Combate ao Racismo do PT de Minas Gerais, Conceição Leal, do Movimento de Articulação e Integração Popular de Uberlândia, Diva Moreira, ex-Secretária de Assuntos da Comunidade Negra em Belo Horizonte, entre os diversos convidados.

Além da apresentação do material promocional do Carnaval 2011 do bloco Ilê Aiyê, discutiu-se o cenário da eleição presidencial, ficando os presentes de se reunirem, novamente, para articulação da participação da comunidade negra na Coordenação de campanha da ex-ministra Dilma Roussef, bem como a participação na campanha do Senador Hélio Costa ao governo de Minas.

Vanderlei Lourenço afirma que o encontro “foi uma oportunidade excepcional de rever antigos companheiros e fazer uma discussão política de alto nível, suprapartidária, envolvendo companheiros do PMDB, PCdoB, PT do B, PSB e outros que continuam o trabalho das grandes lideranças do Movimento Negro mineiro”.

Fonte: PMDB AFRO

Um comentário: