sexta-feira, 10 de setembro de 2010

" Liberdade. E agora? " discute ressocialização e violência em Salvador



“ A educação que é dada a essa população com poucas e honrosas exceções,tem se orientado mais no sentido de transformá-la em pessoas bem disciplinadas ,cumpridoras de seus deveres e trabalhadoras eficientes , acomodadas ás regras que a sociedade impõe. A participação política dos trabalhadores só é aceita pelos dominantes quando se limita à participação 'controlada' no processo de disputa do poder: como simples eleitores, cabos eleitorais ,freqüentadores de comício e , no máximo,representantes no Legislativo. Sua participação mais efetiva nos negócios e na direção do Estado,correndo,por exemplo,para cargos executivos,é afastada sob pretexto de que a classe trabalhadora ainda está imatura e despreparada para isso,não tendo o nível de escolaridade e refinamento que a posição requer.Qualquer tentativa nesse sentido é encarada como ridícula ou presunçosa.”


“A marginalização do subcidadão” Capítulo VI . Citação pág. 45.ALVES. Julia Falivene .Metrópoles: Cidadania e Qualidade de Vida.São Paulo:Moderna,1992.(Coleção Polêmica)


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Liberdade! E agora?(2008) mostra, através de um vídeo documentário, um pouco da vida de três egressas do sistema prisional de Salvador, na tentativa de detectar as dificuldades de reinserção social delas, principalmente no mercado de trabalho. A proposta deste vídeo documentário é dar voz a essas três mulheres, possibilitando que elas tenham um espaço para se apresentarem à sociedade, mostrando, a partir da história de vida dessas pessoas, o que tantas outras egressas passam até conseguirem novamente a reinserção social. Estas três mulheres foram escolhidas através de uma pesquisa realizada na Pastoral Carcerária, organização ligada à Igreja Católica, onde é desenvolvido o programa Liberdade e Cidadania, que oferece às egressas do sistema prisional a oportunidade de reinserção no mercado de trabalho.

Este projeto aborda a ressocialização das egressas do sistema prisional de Salvador, ressaltando a questão da aceitação no mercado de trabalho, a partir do relato de três mulheres que já foram internas em unidades prisionais da capital baiana. Através de um vídeo documentário, as egressas Magnólia Angélica de Jesus, Tatiana Primo e Núbia Sampaio vão contar um pouco da história de suas vidas, de suas experiências no sistema carcerário e das dificuldades em se reinserirem novamente na sociedade. A idéia é mostrar para Ongs, Instituições Privadas (Escolas, Cursos, Empresas). um pouco da realidade, do cotidiano e da expectativa de futuro dessas mulheres, agora que já estão em liberdade.

Desta maneira produzi uma Palestra Corporativa de 1h, através de um vídeo documentário de 20 min, dividindo-o em alguns blocos:

Apresentação

Abordagem sobre a criminalidade

Família

Cotidiano

Mercado de Trabalho

Perspectivas para o Futuro.

Palestra para Ongs, Instituições Privadas (Escolas, Cursos, Empresas).
Maiores Informações: (071)8833-0589
Patrícia Bernardes (Jornalista e Gestora Social )

Nenhum comentário:

Postar um comentário