terça-feira, 21 de setembro de 2010

II Oficina do Plano Diretor do Parque Tecnológico da Bahia



Texto: Patrícia Bernardes

Aconteceu na manhã de hoje (21), na Sede da Ong Cacto e Trevo (Mussurunga), a II Oficina do Plano Diretor do Parque Tecnológico da Bahia com o objetivo de aproximação entre a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) e as Comunidades Entorno do Parque Tecnológico da Bahia.

Na ocasião estavam presentes o Prof. Aguinaldo Oliveira (Superintendência e Coordenação de Tecnologia Social da SECTI/Planseq Afrodescendente), os representantes das Comunidades Entorno (Mussurunga /Vila Verde/Bairro da Paz) , Dr° Antero Souza (Diretor Sócio Ambiental do Parque Tecnológico) , os Engenheiros da Construtora Planos além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) .

A II Oficina teve como foco principal a implantação das urnas de Gestão de Idéias Formadoras ( GIF ) nas sedes comunitárias de Mussurunga , Vila Verde e Bairro da Paz. As urnas servirão de ponto de comunicação entre as Comunidades Entorno do Parque Tecnológico e a SECTI como forma de viabilizar o fomento das idéias depositadas por cada morador.

Cada idéia depositada nas urnas implantadas nas sedes comunitárias ou lançada na página do blog www.gestaodeideias.org criado pela SECTI será analisada pelos gestores do Parque Tecnológico da Bahia e assim podendo ser posta em prática.


Cursos de Capacitação x Mão de Obra do Parque Tecnológico


Ações como esta têm viabilizado o processo de construção do Parque Tecnológico de forma proativa com as Comunidades Entorno do empreendimento. Vários questionamentos foram lançados pelos líderes comunitários durante a II Oficina do Plano Diretor do Parque Tecnológico da Bahia. Entre eles o quadro de Cursos de Capacitação oferecidos pelo Instituto Adesol.

Para as lideranças de Mussurunga, Bairro da Paz e Vila Verde se fazem necessário rever o quadro de Cursos oferecidos pelo Planseq Afrodescendente para que a mão de obra seja mais bem aproveitada pelas obras do empreendimento tecnológico.

Na última sexta (17) no Instituto Anísio Teixeira (IAT) foram entregues os Certificados de Conclusão dos Cursos do Planseq Afrodescendente (Bolsa Família) pelas mãos de Dr° Feliciano (Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia). Atualmente são oferecidos pelo Instituto Adesol (http://www.adesol.org.br/) os cursos de borracheiro, cuidador de pessoas, mecânica de bicicletas, recepcionista, operador de telemarketing, operador de caixa.

Os líderes comunitários de Mussurunga, Vila Verde e Bairro da Paz estão preocupados em entender o processo de articulação e aproveitamento desta mão de obra após a abertura do Parque Tecnológico da Bahia.

Durante o debate, Antonia Garcia ,Socióloga formada pela UFBA e Doutora em Urbanismo da UFRJ,representante do Observatório Igualdade Gênero, Raça Classe Luiza Mahim falou a respeito dos desafios enfrentados pelo Plano Diretor do Parque Tecnológico levando em consideração os aspectos raciais e sócio culturais de cada bairro da cidade de Salvador. Também estava presente junto aos líderes da comunidade, o Profº Valentino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário