quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Coordenação de Tecnologia Social discute Parque Tecnológico Bahia



Texto e Foto : Patrícia Bernardes

Aconteceu na manhã desta quarta (29) na Planos Engenharia (Empresa de Consultoria), em Lauro de Freitas, uma reunião de alinhamento de conduta promovida pela Superintendência e Coordenação de Tecnologia Social da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) com o objetivo de discutir a implantação dos Grupos de Idéias Formadoras (GIF) de forma que sua execução seja positiva junto às Comunidades Entorno do Parque Tecnológico da Bahia .

Na ocasião estavam presentes os profissionais da Planos Engenharia responsáveis pela implementação do GIF nas Comunidades Entorno, o Coordenador de Tecnologia Social da Secti Aguinaldo Oliveira, a socióloga e urbanista Drª Antonia Garcia e demais gestores sociais envolvidos com as Comunidades Entorno do empreendimento tecnológico em fase de construção na Av. Paralela.

A Planos Engenharia é a empresa contratada pelo Governo do Estado que está a frente do Plano Diretor do Parque Tecnológico na Bahia, com a intenção de proporcionar um diálogo de mediação entre as comunidades entorno do empreendimento em parceria com a Secti. O GIF surgiu para dar “voz” às comunidades em volta da construção do Parque diretamente beneficiadas até mesmo na contratação de mão de obra especializada.

Questionamentos feitos pelas lideranças das comunidades de Salvador estão levados em consideração para que o impacto da construção do Parque Tecnológico e as demandas apresentadas por cada comunidade, sejam encaminhados para os órgãos públicos de forma direcionada. Segundo Paulo Rocha, arquiteto urbanista da Construtora Planos, a filosofia do Grupo de Idéias Formadoras (GIF) é a de cuidar e intermediar o entorno do Parque .

“A esfera de discussões é ampla quanto às deficiências de cada localidade na cidade de Salvador. O GIF é uma forma de convidar a sociedade civil organizada para participar da democratização do processo de funcionamento do Parque Tecnológico da Bahia”, afirmou a socióloga Antonia Garcia, membro do Observatório Igualdade Gênero, Raça Classe Luiza Mahim na Bahia.

Partindo do princípio de que este Grupo de Idéias Formadoras deve ser formalizado e devidamente representado em cada localidade, os representantes da Construtora Planos apresentarão um esboço inicial de como deve ser mais bem fomentado o GIF em cada comunidade no prazo de 15 dias a ser entregue a Aguinaldo Oliveira, Coordenador de Tecnologia Social da Secti.

Para os gestores do Plano Diretor do Parque Tecnológico, é de extrema importância de que seja consolidado de forma prática e jurídica a função de cada membro pertencente ao GIF destas comunidades inicialmente representados em Salvador. Desta forma, mesmo que ocorra a mudança de gestão em suas esferas municipais, estaduais ou até mesmo federais, o Grupo de Idéias continuará forte e coeso na manutenção da sua comunidade acerca dos benefícios gerados para as mesmas entorno do Parque Tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário