segunda-feira, 28 de março de 2011

Mitos e contradições de Salvador em debate




Em comemoração ao aniversário de 462 anos da cidade de Salvador (29 de março) uma mesa de debate reunirá dois dos mais importantes historiadores da Bahia: Ubiratan Castro de Araújo e Luis Henrique Dias Tavares.

A Fundação Pedro Calmon / SecultBA, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, realizará o encontro dos dois no evento “Entre mitos e contradições a formação histórica na cidade da Bahia”, dia 28 de março, às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).

O acesso é gratuito.

O encontro tem por principal objetivo promover uma reflexão sobre a cidade de Salvador, sua formação identitária, suas lutas de classes e formação do povo. Segundo Ricardo Moreno, representante da Fundação Maurício Grabois, em Salvador, a pareceria com a Fundação Pedro Calmon é estratégica para desenvolver reflexões e discussões críticas de questões tão importantes, como é o caso deste debate que propõe pensar conceitualmente Salvador.

Debatedores

O público terá conhecimento sobre aspectos contraditórios da formação da primeira capital do Brasil por meio de estudos clássicos e novas descobertas históricas. O Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo, atual diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBa é Doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Já o Prof. Dr. Luis Henrique Dias Tavares é graduado em Geografia e História pela UFBA (1951), pós-doutor pela University College London (1986) e Prof. Fundador da UFBA, além de já ter assumido a direção do Arquivo Público do Estado da Bahia (1959). Com livros lançados sobre a história e cultura da Bahia, ambos debatedores integram a Academia de Letras da Bahia.

Serviço

Onde: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris)

Quando:
Dias 28 de março, às 17h.
Quanto: Grátis
Realização: Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) e Fundação Maurício Grabois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário