sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Smetak ganha exposição em Salvador



Nesta sexta ( 15) ás 19hs no Centro Cultural Solão do Ferrão (Pelourinho) foi aberta ao público a Exposição "Smetak. O Alquimista do Som". Conhecido por influenciar Caetano Veloso , Gilberto Gil, Tom Zé entre outros artistas musicais , o apelidado " velho mago" Walter Smetak fez com que sua mistura de tambores , guitarras, poesia concreta e arte conceitual desse forma ao Movimento do Tropicalismo no Brasil.
Seus instrumentos e as suas "plásticas sonoras" somam seguidores até os dias atuais. Através de suas experimentações, Smetak fundiu sonoridade e elementos da cultura popular no Brasil e no mundo sendo utilizado como objeto de pesquisa nas esferas de importância histórica , musical,filosófica e estética.
Desta forma , as obras de Smetak (1913-1984) colaboraram de forma significativa na formação de artistas, músicos , estudantes e pesquisadores.

Em uma vídeo / entrevista Márcio Meirelles , Secretário de Cultura do Estado da Bahia, falou sobre a importância de Smetak para a musicalidade no Estado da Bahia e ,em especial, para Salvador.




Texto Vídeo e Foto :
Patrícia Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário