quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Semur homenageia ícones negros em Salvador




Ailton Ferreira , Secretário Municipal da Reparação (Semur) lançou nota a imprensa nesta quarta ( 20) a fim de divulgar os seus anseios em imortalizar os ícones negros nacionais e regionais através de placas comemorativas na Bahia.


" Manuel Almeida Cruz, pensador e educador; o jornalista negro Anísio Félix; a empreendedora Dinha do Acarajé; a saudosa religiosa e servidora da SEMUR, Cecé; o mestre e geógrafo Milton Santos; a médica carioca Edialeda Salgado, primeira negra secretária do Estado do Rio de Janeiro no governo Brizola; o ativista José Lino de Almeida; D.Abiga, quituteira do Engenho Velho da Federação; Alzira do Conforto, empreendedora do Pelourinho; a famosa Ialorixá Menininha do Gantois, além do líder Zumbi dos Palmares, são reverenciados e homenageados emprestando os seus importantes nomes às salas das coordenações e gabinetes da Secretaria Municipal da Reparação - SEMUR."

A nota divulgada a imprensa também faz referências as relações pessoais do Secretário Ailton Rocha aos seus amigos de luta em Prol da Igualdade Racial e de Direitos no Estado desde a sua Juventude.

"O secretário emociona-se ao lembrar Manuel Almeida Cruz seu vizinho na Fazenda Grande e principal influenciador no pensar negro e de Lino de Almeida seu colega no Colégio Duque de Caxias no bairro da Liberdade. A proposta de reverenciar personalidades negras em bens públicos também foi efetivada pela atual gestão municipal ao colocar placas no Elevador Lacerda com homenagens aos heróis da Revolta de Búzios, em agosto passado. "

A iniciativa da gestão visa eternizar na memória dos servidores e visitantes da Secretaria as lideranças responsáveis dentre outras coisas pela própria criação das estruturas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade, transformando a pauta do movimento social em agenda de governos e do estado brasileiro. Segundo os gestores da SEMUR, a iniciativa torna visíveis dentro da organização pública municipal pessoas que chegaram antes do poder público na formulação de propostas de igualdade e de respeito à diversidade.

Após a ação ,jornalistas e líderes da Comunidade Negra no Brasil prestaram solidariedade a iniciativa da Semur .

Anexos:


Caro Amigo e Irmão

Secretário AILTON FERREIRA;

São ações dessas, que nos deixa felizes ao ver os nossos verdadeiros líderes sendo homenageados, apesar de tardiamente. Sem dúvidas, que a Semur, tem que ser administrada por negros para que faça justiça com aqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento social do povo da nossa Cidade do nosso estado e do Brasil.

Vou marcar uma visita com o Senhor, para conhecer os espaços destinados para essas celebridades negras, em especial aos meus queridos amigos Jornalista Anísio Félix e Lino de Almeida pela proximidade que tinha com ambos.

Fico feliz pela sua iniciativa e acredito que outros Negros de notório saber serão também lembrados e homenageados a exemplos de: Manoel Quirino, Kamafeu de Oxossi, Oscar da Penha, Professor Jônatas Conceição e etc.

Um grande abraço,

Axé,

Roberto Rodrigues

Diretor do Ilê Aiyê

Membro da Irmandade de Oxés, Ogans e Tátas - SIOBÁ.

"Roberto, irmão: que Oxalá esteja sempre nos cobrindo com seu Alá. E que Xangô continue em nossa constante defesa. Ações assim reciclam as cabeças, pacificam más intenções, nos devolvem a fibra da autoestima todo dia. Só se acaba ou se inibe o preconceito quando nós, todos os dias, ficamos iguais a todos. Axé, velho. Aqui em São Paulo, sempre de plantão."

Fernando Coelho /Companhia de Comunicação/Jornalista


" Axé de Paz a Todos Nós ...Empreendedores Negros e Negras que fazem parte da história do MUNDO!"

Patrícia Bernardes (Jornalista e Gestora Social)


Nenhum comentário:

Postar um comentário