quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Táta ganha reconhecimento em Camaçari



escrito por João Leite

O líder espiritual do Terreiro de Lemba, em Camaçari (Ba), Ricardo Pereira Tavares, ganhou o direito na justiça de incorporar o 'Táta' ao seu nome de batismo. Táta é uma palavra de origem Bantu (Kibundo) e quer dizer pai, líder masculino, homem que lidera, além de ser a abreviatura de Tata Kwa Nkisse, cargo religioso que ocupa. A ação de Retificação de Registro Público, impetrada no ano passado, foi reconhecida pelo Juiz César Augusto Borges de Andrade da 1º vara cível do Fórum de Camaçari. Esse é o 1º pedido de incorporação de nome relacionado ao candomblé, reconhecido na Bahia e o 2º no país.

Táta Ricardo, como é conhecido, agora entra com pedido de alteração de seus documentos de identidade que passam a constar Táta Ricardo Pereira Tavares.Iniciado aos 7 anos, no Terreiro Inbanzangolá (Salvador), pela Mamêto de Nkisse Apolônia Gomes ( Umas das famílias mais tradicionais do candomblé de Angola da Bahia), Táta é reconhecido como um dos mais importantes pais de santo do país. Pertencente a nação Angola cultura Banto, Táta tem forte atuação no trabalho de preservação das nossas raízes africanas e na luta contra a intolerância religiosa.Bacharel em Teologia,Psicopedagogo e Psicanalista Clínico, Táta Ricardo também é mestre em História da Cultura da África e Conselheiro de Cultura de Camaçari.

Graças a sua atuação, Camaçari foi o 1º município da Bahia a instalar uma escola pública numa área de Terreiro de Candomblé. A Escola Zumbi dos Palmares, instalada no Terreiro de Lemba, na estrada da Cascalheira, atende cerca de 100 alunos da educação infantil até a 1ª série do ensino fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário