quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bloco Ókánbí recebe convidados no Pelô



O Bloco Ókánbí vai encerrar sua temporada de ensaios para o carnaval 2012 reunindo na Praça das Artes, dia 07 de fevereiro (terça feira próxima), os blocos Ylê Ayê, Olodum, Filhos de Ghandy, Malê de Balê, Os Negões e Muzenza. O evento, marcado para começar ás 19 horas, será um verdadeiro Festival de Blocos Afro com entrada franca.
Os blocos convidados , são os maiores do carnaval de Salvador nessa categoria . Eles vão se apresentar com seus tambores, figurinos e alas de canto e dança. Mostrando a força que tem a cultura de matriz africana no carnaval da Bahia , eles reproduzirão fielmente no palco os toques e beleza plástica que apresentam no carnaval.
O Grupo Jogo de Ifá, do bairro de Cosme de Farias, faz a abertura da noite, enquanto a Petrobras, patrocinadora do evento e dos blocos participantes do Encontro , vai distribuir brindes e promover ações de divulgação da campanha “Que Bloco é Esse”, que marca a participação da empresa no carnaval da Bahia. Este será o último ensaio que do Bloco Ókánbí realiza para o carnaval 2012
Conhecido como bloco de exibição artística, através das coreografias das suas alas de dança e de um carro afro transportando negros e negras belíssimas, o bloco Ókánbí já realizou outros ensaios este ano. Todos foram bastante concorridos principalmente por conta das atrações convidadas : Tatau, Tonho Matéria, Aloísio Menezes, Márcia Short e Portela Açúcar. No ensaio da terça-feira , os blocos convidados serão recepcionados pela Banda Ókánbí Afro Pop e pelo ritmo afro cubano do percussionista Jorjão Bafafé.
O Bloco Afro Ókánbí desfila Segunda e terça feira do carnaval, com o tema “África 70. Um Tributo a Fela Kuti: A Música é a Arma”, uma homenagem ao musico nigeriano Fela Anikulapo Kuti, criador do movimento afrobeat da decada de 70. O tema estabelece um link entre a mistura de estilos musicais existentes no afrobeat e a mistura percussiva do afro cubano, identidade rítmica da banda Ókánbí Afro Pop, idealizado pelo percussionista Jorjão Bafafé
Fela Kuti é hoje reconhecido mundialmente como um dos mais brilhantes pensadores do panafricanismo por ter feito da sua musica uma arma na defesa dos direitos do povo africano contra a opressão do povo africano pelas oligarquias surgidas com a libertação do continente.

enviado por Zezé Barbosa
Jornalista - DRT/BA. 1395
(71) 86285261/34985354

Nenhum comentário:

Postar um comentário