quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Correio Nagô chega ao Carnaval 2012




Na festa de todos os ritmos musicais, o samba tem seu lugar garantido. Os blocos de samba do carnaval de Salvador são responsáveis pela renovação do gênero, que a cada ano traz novidades para a Folia, sem perder a reverência à tradição. Em 2012, não será diferente: a conexão com atrações de fora continua, mas os grandes mestres do samba baiano serão os grandes homenageados nas noites de quinta e sexta-feira de Carnaval, marcados como os Dias do Samba na Avenida.
É o caso do sambista Riachão, que completou 90 anos em 2011 e será o convidado especial do bloco Clube do Samba. A entidade faz seu segundo carnaval oficial (o Clube do Samba da Bahia existe desde 2005) na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com saída da Praça Municipal. “Somos o único bloco com um camarote na concentração, para receber os associados”, afirma o diretor da entidade Wilson Santos, referindo-se ao Espaço Fundo do Cravinho/Praça do Samba, onde a festa do bloco começa a partir das 17h, “esquentando” a turma para o desfile programado para as 20h, no circuito Batatinha.
O homenageado do Clube do Samba, Riachão, cantará com Nilze Carvalho, puxadora do bloco. Sambista carioca, cujos avós são baianos, Nilze é multi-instrumentista experiente e uma das vozes mais bonitas do samba na atualidade. Confira performance de Nilze Carvalho ao lado de outra bamba do samba, Dona Ivone Lara: http://www.youtube.com/watch?v=cJtgHXeKdQU&feature=player_embedded
A animação do bloco ficará ainda a cargo das bandas: Samba dos Amigos, Tá na Fita e Samba do Clube.
Um dos diferenciais dos blocos de samba do Carnaval de Salvador é a consciência social. “Sabemos que a música, especialmente o samba, gera a mobilidade social para nossos jovens, por isso temos destacado a relação entre samba e educação”, afirma Wilson Santos. Uma parceria entre a entidade e a Faculdade São Tomaz de Aquino garantirá sorteio de bolsas de estudo para os associados, além de isenção da taxa de inscrições no vestibular. “Foliões que integram o Correio Nagô também têm desconto especial para desfilar no bloco”, garante o diretor.
Samba de roda - A preocupação com a valorização do samba da Bahia é o destaque do bloco Q Felicidade, que também desfila na sexta-feira, no Circuito Osmar (Campo Grande). Pelo sexto ano consecutivo, o bloco abrirá espaço para o samba de roda na Avenida, com diversos convidados, como as cantoras Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz, Juninho de Cachoeira, entre outros. O tema deste ano do Q Felicidade será os gêmeos Cosme e Damião. “Teremos muitos doces, pirulitos e uma linda decoração no trio com tudo que as crianças gostam”, adianta a vice-presidente da agremiação, Lúcia Luz. A organizadora explica que entre os foliões do bloco estão muitos ouvintes e fãs do radialista Paulo Sérgio Pito dos Santos, conhecido como Paulinho Kaká, um dos maiores comunicadores e divulgadores do samba no rádio da Bahia. “Ele ajudou a lançar muitos artistas do samba baiano que fazem questão de cantar em nosso bloco”, alegra-se Lúcia Luz. Fundador do bloco, Paulinho Kaká faz brincadeiras com os foliões, apresenta os artistas do Q Felicidade e ainda arrisca uns sambas durante o desfile.
Garantindo a conexão com o samba do eixo Rio-São Paulo, o bloco Proibido Proibir, há dez anos, tem apostado em atrações nacionais, de forte apelo entre os jovens foliões. Depois de cinco anos tendo o banda Revelação como atração, em 2012, o Proibido Proibir traz o pagode romântico do grupo Opção 3, dos sucessos “Lágrimas vão e vem” e “Sabe me prender”, estouradas nas rádios de todo o Brasil. A banda paulista dividirá o trio com as atrações locais: QG do Pagode e Os Intymus, além da convidada Juliana Ribeiro. “Unir os talentos da Bahia com atrações de fora, além de agradar nossos foliões, fortalece o samba da Bahia com novidades”, é o que pensa o diretor do bloco, Luiz Claudio. O desfile do Proibido Proibir será na quinta-feira, 16, a partir das 23h, no Circuito Osmar.
Tradição – O mais tradicional entidade de samba do Carnaval da Bahia, o bloco Alvorada fará seu 37º carnaval com o tema “Retrato fiel do samba na Bahia”, e um desfile de estrelas da música. O tema reforça o compromisso do bloco em valorizar a musicalidade e os personagens do samba baiano. Uma das atrações mais aguardadas da sexta-feira no circuito Osmar (Campo Grande) promete agradar a todos com uma diversidade de estilos dentro do samba. Entre as “pratas da casa”, estão: Roberto Mendes e Raimundo Sodré, com os samba de roda do Recôncavo; as vozes marcantes de Gal do Beco e Aloísio Menezes, trazendo canções tradicionais e populares; Valdélio França, Marco Poca Olho (Samba do Tororó) e Arnaldo (Tempero do Samba) garantindo a presença dos sambas juninos. E para acompanhá-los, o grupo Bambeia, sensação do samba da Bahia, e a nova revelação da música, o grupo 5 Mulek’s e 1 Atrevido, que vem seguindo os passos dos grandes bambas. O bloco também traz atrações nacionais, porém com muita tradição no samba da Bahia: o carioca Marquinho Sathan e o paulista Marquynhos Sensação, ex-vocalista do grupo Sensação, que vem para completar a festa e celebrar os mais brasileiros dos ritmos musicais.
Bloco do Coração - A profissionalização e organização de uma festa que nasceu de descontraídas brincadeiras entre comunidades de Salvador são as marcas que fazem o sucesso de blocos como o Alvorada, que nunca deixaram o samba ficar de fora do Carnaval. “Ave Maria, se não existisse a sexta-feira. Sou doente pelo Alvorada. Ali é minha família”, emociona-se a manicure Eliane Cruz, 47 anos, 23 deles curtidos nos desfiles do Alvorada. “Saio desde o tempo em que entregavam um lençol e a gente trançava no corpo, fazia vestido, mortalha”, lembra a foliã, mãe de dois filhos: um menino de 25 anos e uma garota de seis anos.
“Pode faltar feijão em casa, mas não falta a minha fantasia do Alvorada, troco tudo pelo desfile. Nem as paqueras da Avenida faço questão para não atrapalhar minha diversão”, garante rindo Eliane, famosa nos desfiles do bloco pelo visual excêntrico que revela a sua paixão pela entidade. “Eu pinto o cabelo todo ano com a cor da fantasia do bloco. Já pintei de laranja, azul, rosa. Tô curiosa para saber qual será a cor desse ano. Já descolorir até o cabelo na expectativa”, diz a animada manicure, uma das diversas pessoas que não trocam os blocos de samba por nenhum outro estilo. “Depois da sexta-feira, fico em casa, tomando minha cerveja, comendo meu feijão e vendo o carnaval pela televisão”, finaliza.

Garanta já seu abadá:

Clube do Samba: 71. 8726 9609 / 71.8620 8570 http://www.clubedosamba.com.br/
Q Felicidade 71. 3321 3207 / 71. 8875 0688
Proibido Proibir 71 3261 4089 / 1612 / 71. 8877 0492
Bloco Alvorada 71. 3322 3684 / 3321 3675 www.blocoalvorada.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário