sábado, 6 de fevereiro de 2010

Chula e forró no Parque da Cidade antes do Carnaval


Roberto Mendes… figura deliciosamente fora do normal.

Faz tempo, ele decidiu se dedicar inteiramente ao estudo de um dos muitos presentes que recebemos da África, através dos escravos. Pra isso, ele zerou sua vida.

- A chula é uma dança muito sensual, dançada apenas por mulheres, que não tiram os pés do chão. Os homens apenas tocam. E como elas não tiram os pés do chão, todo o movimento nasce na bunda.

Ele fala com uma reverência quase religiosa. E é claro que não se refere às rebolantes cenas dos carnavais e das mocinhas nos programas de TV - aquelas que tem um fraco por dança de costas pra platéia e câmeras, valorizando o popozão (como diz o funk). A relação dele com a chula é tão apaixonada, séria… que ele adotou o jejum, durante os seis meses de estudos obsessivos.

- Ficou sem comer?

- Não. Não foi esse tipo de regime. Foi uma abstenção sexual.

Quando consigo parar de rir, pergunto:

- Sua mulher gosta muita da chula, né?

Ele sorri, algo embaraçado.

- Não…ela não gosta da chula, não.

Rimos muito. Outra pausa. E arrisco:

- E você não… sentia falta?

Ele sorri de novo, antes de responder.

- Não, a chula é muuuito sensual. Me envolvia completamente. E… supria.

Rimos os dois, bastante.

Tudo isso só se vê na Bahia.

(E você, mulher ou homem, que tá há muito tempo no desvio, sem pegar ninguém…já pra chula! Ou prefere ficar reclamando que tá chovendo e faltando água, como se diz na Bahia. Explico isso outro dia).

*Entrevista dada por Roberto Mendes para explicar o que é a "chula" ao jornalista Maurício Kubrusly no Programa Fantástico (2008) .O Show de Zelito Miranda e Roberto Mendes começa as 11hs e é de graça para o público que curti samba e forró em Salvador. (Patrícia Bernardes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário