quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Visita técnica esclarece restauração da Igreja do Rosário



Aconteceu na tarde desta quarta (23), às 14hs, na Casa do Benin (Pelourinho) uma reunião/visita técnica para debater os avanços e desafios finais a respeito das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Salvador. Na ocasião, estavam presente o secretário administrativo da Irmandade do Rosário Adonai Passos,Sandra S. , procuradora geral do Patrimônio da Irmandade , o Vice-Prior Almir Ribeiro além de representantes da sociedade civil como o os integrantes do Grupo Germi/Pastoral Afro e a Profª Drª em Direito Tributário, Célia Oliveira de Jesus.

As instalações artísticas da Casa do Benin serviram de “palco” de divulgação das ações dos membros da Irmandade dos Homens Pretos com relação aos envolvidos diretamente com a reforma da Igreja Matriz. A reforma da igreja é uma iniciativa do Governo da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) vinculado à secretaria estadual de Cultura (SecultBA) e possui investimentos como estimativas já acima dos R$ 2,3 milhões do Prodetur/Ministério do Turismo, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento e contrapartida do governo estadual via secretaria de Turismo.

A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos completou 325 anos de existência em 2010 e já espera há um ano e seis meses pela finalização das obras no Pelourinho. Nas últimas semanas, o local tem sido “alvo” de especulações por parte dos veículos de comunicação no que diz respeito a culpa no atraso da entrega da Igreja. A Igreja do Rosário tem sentido os prejuízos causados aos seus fiéis membros dominicais, durante o processo de reforma, mesmo sendo tombada individualmente como Obra de Arte pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil (IPHAN) e por pertencer ao Conjunto Histórico, Artístico, Urbanístico e Paisagístico do Pelourinho .

As atividades sociais desenvolvidas nas instalações da Igreja em benefício da comunidade carente do Pelourinho, estão paralisadas desde o início das obras. As oficinas de artesanato, as aulas de alfabetização para jovens e adultos e as atividades laborativas em ética e cidadania não tem sido realizadas desde a assinatura do acordo de restauração assinado em 2009. As parcerias com os Terreiros de Candomblé e Afoxés para capacitação e intercâmbio sócio- cultural em estudos de matriz africana também não foram executadas.

Na última quinta ( 10) , uma reunião entre o Ministério Público do Estado da Bahia e os membros da Irmandade do Rosário estabeleceu umas espécie de “bem viver” na fase final de restauro das obras. O Promotor Público designado para intermediação ordenou a entrega imediata de um relatório contendo todas as citações deficientes com relação à MPF Construtora, o IPAC e demais instituições envolvidas diretamente nas obras de restauro. Desta forma, o representante do Ministério Público pretende identificar de forma mais ágil quais as demandas ainda sem resolução para a entrega da Igreja do Rosário prevista para o dia 25/03/2011.


* Texto Patrícia Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário