sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Carnaval - Cuidados com a Pele durante



O carnaval, uma das festividades mais esperadas e comemoradas do ano, é uma verdadeira maratona. Além de muito pique e energia, exige preparação para aqueles que desejam esbanjar bom humor e muita beleza nas avenidas. Um detalhe importante é redobrar os cuidados com a proteção, hidratação e limpeza da pele, uma vez que ela ficará muito tempo exposta aos raios solares e as maquiagens. Para os foliões que passam horas nos blocos de rua ou seguindo o trio elétrico, uma dica é não esquecer de usar protetor solar.


Além do calor, a intensa atividade do corpo durante um bloco de carnaval pode ocasionar desidratação. Portanto, procure hidratar-se antes, durante e após a folia, mesmo antes da sede aparecer e preferir roupas leves, que facilitam a transpiração. Água de coco e sucos de frutas naturais bem gelados são opções para refrescar e repor os principais sais minerais perdidos através da transpiração. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, já que além de calóricas, facilitam a diurese.

A alimentação influencia diretamente na saúde da pele. Aquilo que é absorvido pelo organismo reflete a qualidade de sua pele. Para aproveitar essa imensa festa, sem exageros, com saúde e energia total alguns cuidados devem ser seguidos.
Confira alguns aliados para proteger a sua pele e deixá-la mais bonita:

1- Ácido alfa lipóico - apresenta ação antiinflamatória, ameniza a vermelhidão da pele no pós-sol e de cicatrizes. É encontrado em grãos integrais e óleos;

2- Betacaroteno - antioxidante para pele, evita manchas pós-sol. Encontrado em vegetais e frutas de tom amarelo, alaranjado e em folhas escuras, tais como: cenoura, batata-doce, abóbora, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego, espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola, agrião e ervilha;

3- Cacau - possui flavonóides, melhora a superfície da pele e hidrata;

4- Chá Verde - rico em antioxidantes, atua na proteção da pele e no retardo do envelhecimento precoce;

5- Licopeno - antioxidante que, ao ser absorvido, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Encontrado em alimentos como tomate, melancia, pitanga, goiaba e morango;

6- Colágeno - apresenta importante função estrutural, melhora a elasticidade da pele e combate a flacidez;

7- Vitamina E - atua na proteção da pele, por apresentar ação antioxidante. Encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol) e no gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos integrais e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.
Se exagerar durante a folia e não der ao corpo o descanso merecido, podem surgir as temidas olheiras. Para disfarçá-las, faça um chá de camomila e coloque-o para gelar. Coloque uma gaze embebida com o chá gelado na região abaixo dos olhos. Deixe agir por 10 a 15 minutos para ocorrer vasoconstrição e suavizá-las.

Ao chegar em casa, os pés também requerem cuidados especiais. Um escalda-pés de argila com sal grosso e ervas pode aliviar o inchaço e ajudar a relaxar.

Fonte: Natalia Lautherbach e Thais Sousa - Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário