segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

" Ô abre alas...que eu quero passar..." com Ética


Pois é minha gente...

Essa "Marchinha de Carnaval " que dá título ao meu post , tem perseguido minha mente nestas últimas semanas que antecedem o Carnaval de Salvador.

Motivo?
Como está difícil exercer a profissão de jornalista na Bahia.
Deus...Oxalá...Buda...sei lá qual autoridade "espiritual" clamar aqui como forma de minha indignação.

Nunca visualizei de forma tão "em baixa" , uma profissão que tem um custo tão alto para que seja atingido uma graduação com excelência.
O JORNALISMO DA BAHIA está um verdadeiro " Show de Horrores" nos últimos tempos... Transmissões que tinha TUDO para explodir em audiência com temáticas sérias são "apadrinhadas" por "modelos de âncoras" totalmente sem intimidade com o veículo e a temática exibida.

Minha Nossa Senhora "Cremilda Medina"...
Que diálogo IMPOSSÍVEL é este????

As vésperas da "folia momesca" tenho visitado reuniões para produção de uma Assessoria de Comunicação do Carnaval de Salvador e estou "SEMIÓTICAMENTE " sem noção de como traduzir o que eu tenho visto e passado....

Quando a "CULTURA DO Q.I"(QUEM INDICOU VOCÊ NESTE TESTE?) será relacionada a qualidade profissional e não mais a categoria " prima da vizinha do tio do padrinho do fulano de tal " ???

Um naipe de profissionais "fora de série" sendo humilhado por "loiras burras" ou "bonecos marionetes" sem propósito algum na profissão.
Acreditei por vários anos que o problema era a capacitação profissional baixa entre nós jornalistas...Que nada!!! Temos que aguentar a humilhação diante das nossas reivindicaçãos de pagamento tabeladas pelo SINJORBA . Temos que aguentar a humilhação do contratante conhecer nossas necessidades e ainda assim querer permutar nosso valor " que já está abaixo da tabela de mercado". Temos que aguentar até o último instante a resposta "positiva ou negativa" de contratação neste período ...

Entre tantas outras coisas que a frustração vai se tornando constante e ainda encontramos " ciclanos" pela rua com inveja do pouco que temos.
O quê ? Nosso NOME/SOBRENOME e nossa DTR. O que têm sido a nossa DRT perto das ausências sofridas por nós diante das empresas públicas/privadas contratantes ? Olhe que aqui nem estou relatando questões de gênero e raça...Estou sem superficial...

Na euforia de ter um lugar no mercado de trabalho...quantos jovens estão desempregados ou devendo ao I.R por ter montado sua empresa de Consultoria de Comunicação ? Na ânsia de mostrar bons serviços, quantos jovens formados em Comunicação Social tem passado por processos de seleção desleal e até mesmo ouvindo as "piadas" de que somos solícitos demais? "

"Viva o Jeito da Gente" ( 80% da população negra está desempregada em Salvador) ...

"Venha pra Bahia" ( 75% dos trabalhadores de Salvador estam desempregados e/ou na informalidade) ...

"Terra da Felicidade" ( 372 homicídios em 1 mês e 21 dias)


Dados IBGE / SSP -BA


O que é Comunicação Social ?
O que é Jornalismo?
O que é Assessoria de Imprensa?
O que é Reparação?
O que é Educação Inclusiva?

Pra que serve a DRT?


* Texto e Foto : Patrícia Bernardes (Jornalista e Gestora Social/ SSA-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário