terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Território do Recôncavo mobiliza atores sociais



O Recôncavo Baiano é um dos espaços mais antigos no processo de ocupação do território brasileiro; o mesmo configurou – por muito tempo – a hegemonia produtiva da colônia, representada pela atividade açucareira, delimitando um nordeste economicamente rico. Desse modo, percebe-se sua dinâmica territorial, baseada na reconfiguração espacial, ao longo do tempo, uma vez que as atividades econômicas presentes nesta região se reestruturam para atender as demandas contemporâneas. Os objetivos principais deste trabalho foram: analisar a dinâmica territorial do Recôncavo Baiano através da sua espacialidade e temporalidade; bem como, identificar as atividades econômicas que permitiram o apogeu e o declínio dessa região ao longo do tempo.


DINÂMICA TERRITORIAL DO RECÔNCAVO BAIANO: ESPACIALIDADE E
TEMPORALIDADE escrito e publicado por Alessandra Oliveira Araújo da Universidade Estadual de Feira de Santana / 2010 (alessandra.geografia@hotmail.com)

Em v
ídeo/entrevista Josué Gustavo, articulador do Conselho do Território do Recôncavo da Bahia explica os desafios para 2011.

Edição de Texto Foto e Vídeo : Patrícia Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário