quinta-feira, 27 de maio de 2010

Planseq Afrodescendente tem aula inaugural em Salvador


(O programa desenvolve curso de capacitação profissional para afrodescendentes )

A aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação - Planseq Afrodescendentes, executado pelo Instituto Adesol (Ação para o Desenvolvimento Social Integrado) foi realizada na última segunda-feira(17), no Suarez Trade, em Salvador. Participaram do evento, representantes do Governo Estadual, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e de entidades sociais e políticas.

O professor Desidério Melo, a presidente da Adesol, Clarice Gramacho, a coordenadora da PlanseQ, Joice Cruz, a superintendente do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, o professor Sandro, do Movimento Negro baiano, Gecivanda Almeida, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( SETRE/BA) e Vinícius Teixeira da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, compuseram a mesa de trabalhos.

O vídeo "A Canção dos Homens", que aborda a trajetória do ser homem na África, dando-lhe identidade desde o nascer, quando o ser recebe uma música e esta é cantada por toda a comunidade em diversas fases da vida até a sua morte, foi exibido logo na abertura da aula.

O PlanSeQ Afrodescendente tem como objetivo atender o trabalhador,e seus familiares, promovendo o desenvolvimento social, aplicando curso de capacitação profissional. Sua meta é diminuir as diferenças sociais e proporcionar aos afrodescendentes a inserção no mercado de trabalho, em pelo menos 30% dos alunos dos cursos.

São aptos a participarem do programa do MTE, que reserva 10% da vagas para pessoas com deficiência, jovens a partir dos 16 anos, residentes em Salvador. Os cursos que serão ministrados são: borracharia, mecânico de manutenção de motocicletas, recepcionistas, empreendedores individuais, gerente de supermercado e operador de telemarketing.

A coordenadora do Planseq Afordecendente ressaltou que o curso tem como base a Lei 10639/2003, que obriga a implantação da cultura africana na grade curricular das escolas e leu para o público o poema "ter consciência negra é ter consciência dade que são diferentes".

Durante o evento, a professora Valdíria Lopes falou da importância desse tipo de projeto. "O Planseq Afrodescendentes é uma política de reparação com o povo negro". Ao observar que a origem dos recursos aplicados no projeto é do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ressaltou: "Esse projeto é importante, pois é voltado para uma camada da população que foi excluída da inserção do mercado de trabalho por discriminação".

Homenagem - Para concluir, o professor Sandro fez uma apresentação em homenagem à Dra Edialeda Salgado, médica obstetra, que "quebrou barreiras num período de ditadura e muita discriminação e machismo", resgatou.

Ativista do Movimento Negro, Edialeda apresentou ao Ministro Carlos Lupi, em 2008, um projeto para que os Núcleos de Combate a Discriminação existentes nas Superintendências fossem transformados na atual Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e de Raça no Trabalho.

A comissão tem os seguintes objetivos: discutir e apresentar propostas para as políticas públicas de igualdade de igualdade de oportunidades e de tratamento, assim como combater todas as formas de discriminação de gênero e raça no emprego e na ocupação; incentivar a incorporação das questões de gênero e raça na programação, execução, supervisão e avaliação das atividades levadas a efeito pelo MTE; apoiar, incentivar e subsidiar iniciativas parlamentares sobre o tema e apoiar e incentivar as iniciativas adotadas por órgãos e entidades, inclusive da sociedade civil, e promover a difusão da legislação pertinente.

Fonte : SECTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário