A Secretaria Municipal da Reparação está apoiando a IV Semana da África. Um evento de caráter científico que este ano, pretende debater processos de independência nos países africanos e a importância do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas e universidades do Brasil e da África.
Com o tema: “África: Independências e Futuros Possíveis” estudantes africanos residentes na Bahia e afro-brasileiros dão início a 4ª edição do evento que acontece do dia 19 à 25 de maio e traz para Salvador autoridades da Guiné Bissau, Senegal, Cabo Verde e Moçambique.
A Semana da África é realizada na capital baiana desde 2006 e tem o objetivo de estabelecer trocas científicas entre estudantes e pensadores africanos e brasileiros. Desde as edições anteriores, os encontros e debates ocorridos tem levado a comunidade soteropolitana a refletir mais intensamente sobre as especificidades culturais, demandas econômicas e políticas na contemporaneidade, questionando o olhar homogêneo sob o qual o continente africano é comumente visto.
“Esta IV edição possibilita o reencontro do Brasil com a sua importante matriz civilizatória. É a afirmação da nossa africanidade, do nosso pertencimento ancestral, mas também da atualização do conjunto de valores que fazem a nossa associação identitária. Uma revisitação à África é importante, por exemplo, para a causalidação dos estudos africanos nas escolas brasileiras”, secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira.
Fonte:http://semanadaafrica.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário