quinta-feira, 27 de maio de 2010

Gestores sociais da Bahia são mobilizados para o Planseq


O empenho dos governos locais junto ao empresariado é fundamental para a contratação dos beneficiários do Bolsa Família. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (08/08), em Salvador (BA), pelo secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Garcia, ao abrir – no auditório da Assembléia Legislativa da Bahia – a mobilização de gestores para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq Bolsa Família). O secretário destacou que o ingresso no mercado de trabalho e o fortalecimento da cidadania se dá por um conjunto forte de fatores, como uma economia dinâmica, equidade e solidariedade.

“A porta do mercado de trabalho é pesada, com muitas fechaduras É preciso capacidade de interpretação para estar apto a disputar um mercado cada vez mais exigente e conseguir um trabalho duradouro, permanente e ascendente”, comentou. O secretário destacou que há expectativas de que parcela substancial dos beneficiários do Bolsa Família conquiste emprego formal. “São muitas iniciativas no País, como o esforço para a educação de jovens e adultos, a expansão da rede pública tecnológica e o crescimento da economia, batendo recordes no número de empregos formais”.

O Planseq é promovido pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Trabalho e Emprego (MTE). Com esta ação, o governo federal pretende capacitar os beneficiários do Programa Bolsa Família – executado pelo MDS – para o trabalho no mercado da construção civil, especialmente em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, adequar os cursos de qualificação às necessidades locais, estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social e atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada. Os investimentos somam R$ 145 milhões no País.

Planseq Bahia - Na região metropolitana de Salvador (que envolve a capital baiana e os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D'avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz) 9.380 beneficiários serão capacitados para trabalhar nas obras do PAC, na área de construção civil, a partir de setembro deste ano. Antes, dirigentes e técnicos do MDS estão ministrando um curso para gestores municipais e estaduais da assistência social e do Bolsa Família e coordenadores dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para apresentar o Plano e tirar dúvidas, a fim de ajudar no acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família durante a qualificação.
“Há muita gente querendo trabalhar e quando se consegue emprego, além da cidadania, o vínculo familiar também se fortalece”, observa a coordenadora do CRAS de Mata Escura, Laís Cerqueira. No CRAS de Mata Escura, bairro de Salvador, são atendidas, por mês, cerca de 400 pessoas em situação vulnerável. “São pessoas que nos pedem ajuda e nesse pedido está sempre explícita a necessidade de emprego e de renda. O Planseq vai possibilitar ampliar o número de pessoas a serem encaminhadas para o mercado de trabalho”, afirma Laís.

Também presente ao curso do Planseq estava Maria de Lourdes Lobo, secretaria de Trabalho e Cidadania de Lauro de Freitas, município baiano onde já começaram obras do PAC. A seu ver, a notícia de que o governo está preocupado em qualificar mão-de-obra do Bolsa Família para o PAC é interessante na medida que em o setor da construção civil cresce na região metropolitana de Salvador e falta especialização dos trabalhadores. “Em Lauro de Freiras, os empresários têm se queixado da falta de qualificação de pessoal principalmente nas áreas de vidraçaria e marcenaria. Temos tentado oferecer cursos, antes mesmo da chegada do Planseq”.

Além de Ronaldo Garcia, ministraram o curso na capital baiana, nesta segunda-feira (04), os assessores técnicos do MDS José Crus e Fátima Valéria Ferreira de Sousa. Também estiveram presentes à abertura do curso parlamentares e representantes das secretarias de Trabalho e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Bahia.

A primeira mobilização de gestores para o Planseq começou em São Paulo (SP). Em seguida, chegou a Campinas, Indaituba e Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Nesta semana, além de Salvador, as mobilizações chegam a Curitiba (PR), Belém (PA) Manaus (AM) e Brasília (DF). Esta fase se encerra no período de 11 a 14 de agosto em Belo Horizonte (MG).

Fonte: SECTI -Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário