O Projeto “A Escola Vai ao Forte” tem como finalidade promover um elo didático e prático entre o Forte São Marcelo, as Escolas e a Comunidade.Núcleo de Interpretação do Patrimônio material e imaterial”.O Projeto retrata cenas e personagens da História Bahia e do Brasil e entre as peças que fazem parte deste Núcleo está “Memórias do Forte”, que teve sua estréia em 17/julho/ 2008.
O “Arte Forte - Núcleo de Interpretação do Patrimônio material e imaterial da Bahia” é um conjunto de ações pedagógicas, artísticas e sócio-culturais com foco na Educação Patrimonial. A partir do trabalho meticuloso da Direção e equipe do Forte São Marcelo, este projeto foi idealizado como uma Aula Viva de campo sobre a história da cidade de Salvador/Ba e aberto para pesquisas afins como exemplos o”Memória do Forte e o projeto sobre meio ambiente será apresentado em setembro “Louvação às Águas da Baía de Todos os Santos e a Mata Atlântica do Campus de Ondina” em parceria com o Museu Interativo de Anatomia Comparada – MAC, da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia.
No século XXI, o Forte São Marcelo se tornou o Defensor da Cultura, da Arte e da Memória, realizando trabalhos nas áreas de educação patrimonial e interpretação ao vivo do Patrimônio. Por esse motivo, ele é um destacado palco de referência cultural onde os estudantes aprenderão a valorizar o patrimônio material e imaterial.
Precisa-se conhecer melhor a história da nossa cidade, seus personagens e monumentos. Através deste projeto os alunos aprenderão de uma forma lúdica e prazerosa e terão um novo olhar sobre a cidade do Salvador.
E-mail: edva.barretto@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário