quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

foi a PÉ e SAMBANDO...!


Quem teve fé... foi a PÉ e SAMBANDO para a Colina Sagrada - Igreja do Bonfim.

Como manda a tradição e também a Prefeitura de Salvador (rs) , baianos e turistas se debatiam hoje (14) pela manhã por um lugar tranquilo para assitir o Cortejo das Baianas até o Largo do Bonfim.Cores, fitas e muitas "contas" de Orixás nos pescoços dos soteropolitanos, deram o "ar" típico de Salvador para a Festa Católica mais famosa desta período no Verão.
O que a devoção ao rito religioso não fizer...nada mais fará! E ...de olho nisso...os Blocos de Samba estam faturando na Lavagem do Bonfim. Camisas vendidas a preços populares , com direito a cerveja e grupos pequenos de " Partido Alto" em pequenos carros de som, têm feito a alegria de quem não tem dinheiro para as festas caríssimas para o bolso do trabalhador baiano.
Exemplos "fora da realidade" do salário baiano puderam ser vistos na Bahia Marina ( Bonfim Light- Asa de Águia , Tomate e Jamil) e no Cais Dourado ( Festa de Largo - Jau & Jorge Aragão).
Alegres e sem olhar para os lados e as diferenças de classe social, os pequenos Blocos de Samba neste dia de Cortejo para o Senhor do Bonfim , com certeza tem tido as bençãos de Oxalá. Não precisa ser jornalista para visualizar o crescente número de adeptos deste tipo de entretenimento na Lavagem do Bonfim. É enorme!
Boa baiana e amante do samba que sou...Conheci hoje o Grupo Samba da Ladeira.
Formados por estudantes de Direito da Faculdade IBES/FACSAL desde 2007 , o Grupo levou nesta tarde para as ruas do Comércio de Salvador a " 3 ª Caminhada Lave Direito".
Somente para convidados , a Caminhada reuniu amigos , patrocinadores e conhecidos do Grupo de Samba que se apresenta todas as terças - feiras da Benção no Pelourinho. A produção ficou por conta de Neto Marrom ( Sambaê Produções e Eventos) e quem adquiriu a camisa por R$20 teve direito a 20 latas de Skol geladíssima entregues logo atrás no " carro de apoio".
Salvador ainda não tem infra estrutura para receber o contigente de pessoas estimado para esta época do ano...mesmo assim o setor arrecada muito entre os ambulantes ( mercado informal). A ausência de sanitários dignos da realidade do baiano neste período também é um problema visível. Quem sai ganhando com isso são os proprietários de bares e restaurantes que ,a preço de R$1.00, oferecem o uso dos banheiros para quem necessita no decorrer do desfile do Cortejo das Baianas ao Bonfim.
Fica então a dica aos amigos...Separem o valor da cerveja gelada e do banheiro limpo, particular,sem calor e aquele cheiro horrível de produtos químicos.

Êpa Babá!


* Texto Patrícia Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário