segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Wagner agita a comunicação política na Bahia



Pois é...

As "Eleições 2010" passaram... A vitória do PT chegou ao Governo do Estado (Jaques Wagner) e a Presidência da República (Dilma Rousseff) e o ano de 2011 chegou trazendo inquietação aos "prestadores de serviço político" em Salvador.

Quando nos formamos em jornalismo...fatalmente...a academia nos faz produzir "expectativas e esperanças" em um futuro pautado na ética e na prestação de serviços com credibilidade a população. O tempo passa e a realidade "grita" aos nossos ouvidos e "espanca" os nossos olhos com programas de tv com aspectos longínquos do que nos fora ensinado dentro da academia.

Quanto gastamos de livros,xerox,enquetes,táxis com trabalhos pra nota com cinegrafistas, estágios sem remuneração por uma "lacuna" existente na área do Jornalismo (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/137462.html) ???
Vamos lá ...Maior que essa receita de gastos "sobrenaturais" por amor a profissão ,é a receita de gastos da "avalanche" de escândalos e barbáries que somos obrigados a assistir e/ou aceitar sem protesto nos mais diversos veículos de comunicação.

Na manhã desta segunda (17) , o governador Jaques Wagner fez o anúncio da sua equipe de secretários para 2011 na Bahia. Entre as secretárias , uma especial promete extinguir velhas "rusgas e desafetos" que permeia a área de comunicação do estado. O que pensar? O que acreditar? O que esperar de 2011 com nomeações já claras de disputa de poder e " arame farpado territorial " para possíveis articulações para as Eleições Municipais de 2012?

Nomeações :


Secretaria do Meio Ambiente -
Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 - Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte -
Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde -
Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano -
Cícero Monteiro
Secretaria da Educação - Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração - Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda - Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil - Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação -
Robinson Almeida
Secretaria do Turismo - Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura - Otto Alencar
Secretaria da Cultura -
Albino Rubim
Secretaria do Planejamento -
Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública - Maurício Barbosa

Vamos em frente...
Quem prestou serviços políticos a alguns destes candidatos continuam a espera de "uma luz no final do túnel trabalhista".
Mesmo que não seja lançado "aos 4 ventos" , um profissional de comunicação na Bahia pode até ter passado por uma boa grade de professores doutores porém a "Lei do QI " (Quem Indica) continua indo além das forças de uma minoria que já não tem mais como mostrar sua qualidade de textos / vídeos e fotos produzidos de forma autônoma.
Culpa das Faculdades Privadas? Culpa da visão "capitalista" de que a Bahia é o "quintal do Brasil " com profissionais medíocres? Culpa dos estudantes que se matriculam com o "sonho lúdico" de que exercer a profissão é só copiar a imagem ( somente a imagem estética) de Fátima Bernardes e William Bonner ?

Os questionamentos são inúmeros... A única certeza é que as pastas de transição governista podem até mudar, mais o exemplo de comunicação está longe de chegar a excelência necessária para que a população baiana acredite que podemos ser mais do que 4.000 "escravos " disfarçados de desempregados recém - formados com suor e luta para trabalhar em Operadoras de Comunicação com propostas hipócritas de 1° emprego . Junto a essas Operadoras "nasceu" uma fila imensa de jovens de 25 à 35 com sintomas de depressão, estresse , calo na garganta, dores no ouvido e ,mesmo assim,dos e"scravos funcionários" são demitidos com declaração do MTB como "justa causa".

Qual a Terra de Todos Nós ?
O que é Emprego e Renda?
O que é aplicação de Ciência e Tecnologia?
O que é Infraestrutura?
O que é Comunicação?
O que é Capacitação Aplicada para Copa 2014?


* Texto ( Patrícia Bernardes )



Nenhum comentário:

Postar um comentário