quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

NEIGRE inicia atividades no bairro do Comércio



Salvador comporta atualmente cerca de 3.633.969 habitantes
(Senso IBGE / 2010) sendo que ,nesta estatística de habitantes , a cidade se tornou líder em aspectos nocivos a manutenção da violência , saúde e educação entre os jovens e os idosos.

Segundo os dados fornecidos pelo IBGE / Senso 2010, a capital baiana lidera o Turismo Sexual entre as doze cidades/sede da Copa 2014. As delegacias especializadas no assunto receberam entorno de 393 denúncias (Disque Denúncia 100) de Janeiro a Dezembro só neste ano.


Segundo Ney Campello, Secretário Extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), somente através de iniciativas educacionais com o “corpo a corpo” nos bairros mais atingidos é que os soteropolitanos irão erradicar os abusos sofridos por crianças e jovens em áreas, por exemplo, como o Comércio de Salvador. Segundo o Secretário, as regiões portuárias são as mais visadas pelos abusadores. O papel das palestras promovidas por Ongs, a distribuição de gibis e cartilhas como forma de manual para moradores do bairro, será de extrema importância nestes anos que antecedem a Copa 2014.


Outro dado alarmante é a situação de miserabilidade presente em regiões da cidade como o bairro do Comércio, Gamboa e Av. Contorno. Famílias em situação de pobreza estão em estágio de extrema degradação independente de sua cor, raça ou credo religioso. Há uma ausência de um número maior de implementação de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva destas famílias nas regiões próximas as Faculdades e Universidades situadas no bairro do Comércio (Dados Sepromi /Secretaria da Promoção da Igualdade Racial na Bahia).


Segundo os dados da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 80% da população de Salvador é negra e vivencia as mazelas de um ensino público de baixa qualidade e de uma política de extensão de cursos para seu ingresso nas universidades.


Mesmo com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Secult) e a colaboração de Entidades e Coletivos que trabalham com esse tipo de público de baixa renda na cidade, se faz necessário ainda a inclusão de Núcleos de Estudos Interdisciplinar de Gênero, Raça e Etnia dentro das Instituições Acadêmicas entorno destas comunidades.


Em Maio de 2010, após um Seminário referente à temática das dificuldades e vitórias sofridas pelos moradores negros e de baixa renda de Salvador, nasceu a idéia de se regulamentar um Núcleo de Estudos onde o público alvo a ser assistido pela Faculdade Dom Pedro II, fosse beneficiado em suas diversas esferas (educação, capacitação, cursos e/ou palestras de extensão) para que a violência e a desigualdade fosse minimizada inicialmente no local.


A intenção deste Núcleo é de avaliar, somar esforços e resgatar a dignidade destes moradores do Comércio e transformar, através de Cursos promovidos no local, transformando os universitários em multiplicadores de ações educacionais inclusivas nos demais locais da cidade. A educação bem implantada gera a inclusão.


Texto : Patrícia Bernardes


Núcleo de Estudo Interdisciplinares Sobre Gênero, Raça e Etnia ( NEIGRE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário