segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Economia Solidária mobiliza Recôncavo Baiano




Foi implementada na manhã desta sexta (28) no Auditório da Arquidiocese da cidade de Saubara (Recôncavo Baiano) , a Lei 033/2010 que institui o Programa de Fomento à Economia Popular e Solidária a ser iniciado nas cidades do interior da Bahia. A execução da Lei 033/2010 foi a principal temática da I Conferência Municipal de Economia Solidária além de discutir a problemática da economia empreendedora da cidade e promover a articulação , a troca de experiências e divulgação dos empreendimentos solidárias do Recôncavo em sua totalidade.

Aproveitando a presença de líderes de cooperativas e associações na Conferência, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Saubara ,José Carlos Silva , convocou os presentes para que fosse criado o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Economia Solidária em Saubara e o Conselho Municipal de Economia Popular Solidária com a presença de todos os representantes locais para votação aberta durante o evento.




Após a leitura do regimento na abertura da Conferência, José Carlos passou a palavra a representante da secretaria de Educação do Estado da Bahia , Jaqueline Santana. Certa de que a educação é o caminho para o avanço dos pequenos empreendedores no interior da Bahia, Jaqueline falou sobre a importância de programas do Governo Estadual como o "Topa" , o "Universidade para Todos" e o "Em Campo" . Segundo a Gestora Social , estes três programas têm apresentado resultados significativos no que diz respeito ao avanço de jovens e adultos em idade avançada em seu retorno ao mercado de trabalho.

" O que agente precisa é agregar essa receita em diversas instâncias. É preciso vizualizar os editais além das incubadoras(associações e cooperativas). É preciso implantar estas iniciativas diretamente nas comunidades carentes.A própria cidade (Sociedade Civil), Prefeitura e seus representantes podem e devem dar mais 'voz' a seus projetos", finalizou Jaqueline.


Em contrapartida , representantes das artesãs , rendeiras, marisqueiras e outras pequenas produções se mostraram preocupadas com a ausência de Cursos Pré-Vestibular , Cursos Técnicos -Profissionalizantes e até mesmo de Informática Básica na cidade.


" Muitas vezes os projetos não dialogam com a comunidade. Esse é o principal problema para o avanço da aplicação do projeto dentro da comunidades do Território do Recôncavo", afirmou Josué Gustavo dos Santos,articulador Territorial do Recôncavo ( Território que abrange desde São Sebastião do Passé até Santo Antônio de Jesus /2004).

Texto e Foto (Patrícia Bernardes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário