quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Últimos dias para inscrição no Edital de Ocupação dos CEUs das Artes



As inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs foram prorrogadas até o dia 23 de janeiro.  Na Bahia as cidades que serão contempladas são Euclides da Cunha, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães e Paulo Afonso. Em Sergipe será a vez de Nossa Senhora do Socorro.

As propostas de ocupação devem apresentar calendário de  atividades que utilizem no mínimo duas linguagens artísticas - circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais -, com oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; seminários, encontros e debates.  As atividades deverão ser realizadas por artistas locais e terão duração de seis meses.  

Os CEUs fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e têm como meta contemplar projetos de ocupação dos espaços comunitários, voltados para o público jovem e infantil, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Serão oferecidos nesses espaços programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, promovendo a democratização e apropriação dos mecanismos de interatividade e participação social.


Oficinas Regional – A Representação MinC Bahia e Sergipe realizou, durante o ano de 2013, oficinas de capacitação para o edital, com o objetivo de divulgar e apresentar a proposta de ocupação dos CEUs das Artes, tornando o conteúdo mais acessível e dinâmico para os interessados em concorrer com seus projetos. “As oficinas servem justamente para esclarecer essas dúvidas e multiplicar informações”, pontua a gerente de mobilização da Regional MinC Bahia e Sergipe, Cristina Llanos.

No total, as oficinas realizadas na Bahia contaram com cerca de 270 participantes distribuídos entre Salvador, Feira de Santana, Santo Amaro, Valença, Ituberá, Itaberaba, Nossa Senhora do Socorro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso e Euclides da Cunha. “Essa metodologia possibilitou uma tomada participativa no exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura de diferentes grupos de trabalho. Nesse sentido, o Ministério da Cultura vem orientando na gestão cultural dos municípios”, afirma João Carlos, que participou de oficina em Itaberaba.



Contato Regional MinC Bahia e Sergipe: (71) 3417-6915/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário