quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DIAMBA ABRE OS ENSAIOS DO BLOCO ÓKÁNBÍ


As batidas do reggae da Diamba e as rimas do rap do grupo RBF (Rapaziada da Baixa fria) vão se juntar ao som  singular  afro cubano dos tambores da Banda Ókánbí Afro Pop, liderada pelo percussionista Jorjão Bafafé  no primeiro ensaio do Bloco Afro Ókánbí, dia 28 de janeiro , no Largo Tereza Batista, a partir das 19h30. Além de iniciar a temporada de ensaios do bloco para o carnaval 2014, que acontecerão sempre à sterças à noite em espaços no Centro Histórico, o evento vai marcar o lançamento do tema para o carnaval deste ano “Deusas Negras Atikum-100 Anos de Carolina Maria de Jesus, A escritora que o Brasil esqueceu.
RBF – Trabalhando com nomes como Felá Kuti, YussouN´Dour e tendo como referências Milles Davis e o inesquecível James Brown o R.B.F vem trilhando um caminho que valoriza a música em seus diversos aspectos. A pulsação da rumba, da salsa, e até mesmo do tango de AstorPiazzola também entram nesta mistura de um  dos principais representantes do rap em Salvador. No dia 28, o grupo abre a noite com os cantores Lú Senna, Aspri e Black Rai Rimador, e com o DJ e Grafiteiro Charles Braz, mostrando o que de melhor existe  na tradição da Black Music. Mesclando os samplers com instrumentos de corda e percussivos, o RBF promete ampliar suas experiências  na noite do ensaio do Ókánbí,  juntando-se  a percussão liderada por  Bafafé.
DIAMBA - A Diamba é a tração principal do ensaio, juntamente com Jorjão Bafafé e a Banda Ókánbí Afro Pop , criando uma musicalidade especial na noite. Com participação do vocalista Duda Diamba ,Renato Nunes no baixo e Tilson Santana nos teclados, o grupo vai apresentar  o projeto musical “Diamba Pocket” tendo ainda como novidade a presença de Vicente de Jesus, mais conhecido no cenário do reggae como Ras Vicente. Com suas intervenções nas pickups, RasVicent  agregará efeitos sonoros à musicalidade da banda, já conhecida pelo público.
BAFAFÉ - Comandado pelo percussionista e mestre de cultura Ijexá Jorjão Bafafé, o Bloco Afro Ókánbí vem rompendo com a tradição estrutural da  musicalidade afro dos anos 80 e 90 abrindo um diálogo com outras manifestações musicais, como o hip hop e o reggae . “Queremos mostrar um novo formato musical em diálogo com tradições de matriz africana”,explica Bafafé que, juntamente com a banda Ókánbí Afro Pop, trabalha um ritmo que funde o toque sagrado do Ijexá com musicalidade cubana incorporando e batidas eletrônicas ao som de instrumentos percussivos e novas linguagens  a percussão dos tambores.
PRÓXIMO ENSAIO - O Ókánbí realiza um segundo ensaio dia 04 de fevereiro, na Praça da Cruz Caída, convidando as cantoras Marcia Short, Juliana Ribeiro e Mariela Santiago, juntamente com a Banda Dida´.E m  noite de muitas homenagens, essas mulheres vão  receber o Troféu Deusa Negra Atikum, representando o talento da mulher negra na musica brasileira.“O troféu será oferecido em tributo aos 100 anos de nascimento da escritora negra Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, uma das obras mais vendidas da literatura brasileira, sucesso mundial traduzido em 13 idiomas”, explica a jornalista Zezé Barbosa, produtora dos ensaios e idealizadora do tema.
Assessoria de Imprensa - Doris Pinheiro (8896-5016) –dp.assessoriacomunicacao@gmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário