segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Membro do CMCN completa 40 anos de axé este mês




A Yalorixá Diana de Oxum recebe no próximo sábado (25/01) no Ilê Axé Ewà Omin Nirê (Cassange) , seus amigos e irmãos de axé para comemorar seus 40 anos de axé e dedicação em Salvador .Nascida em Ilhéus, a yalorixá chegou a capital baiana ainda criança e completa mais um ano de dedicação aos seus filhos de santo e reafirma a sua importância no papel social junto a associação de terreiros fundada há três anos no bairro do Curuzu.


Tradição no Candomblé

Nascida em Ilhéus, a pedagoga Diana de Souza é filha do comerciante Antônio de Souza e da quituteira Maria José de Souza . A jovem negra de olhar marcante foi iniciada no Candomblé da nação Ketu em 1974 , por sua avó paterna , a Yalorixá Maria Augusta (Filhinha) – a primeira filha de Obá do Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê (Terreiro do Gantois ) na Federação . Cautelosa quando o assunto é o tradição nos cultos de matriz africana , a yalorixá Diana de Oxum prefere ensinar aos seus filhos de santo os segredos do seu orixá no tempo certo .A tecnologia para ela pode até dar visibilidade aos cultos de matriz africana no Brasil porém , a yalorixá defende a ideia de os verdadeiros fundamentos devem ser reservados e preservados no roncó ( espaço sagrado onde ficam os iniciados no Candomblé) .


Ação Social

Trabalhando há 20 anos com jovens e adultos da Rua do Céu, no bairro da Liberdade, Diana de Oxum decidiu fundar em 2011 a Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências – Egbé Axé. A presidente da Associação é a atual membro do Conselho Municipal de Comunidades Negras ( CMCN) Biênio 2014-2016 e conta com o apoio da diretoria desta associação de terreiros formada por yalorixás e babalorixás de terreiros de diversas nações ( ketu, angola,jeje,nagô) localizados em Salvador. Feiras, ciclos de palestras, seminários e cursos de formação em ioruba para jovens são algumas das ações realizadas pela yalorixá que atualmente reforça a sua vocação para mediar conflitos no bairro que a acolhei desde jovem em Salvador.

Contato: (71) 9932-7408 
Ilê Axé Ewà Omin Nirê 

Nenhum comentário:

Postar um comentário