sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carta reivindica mudanças no Turismo Étnico



O I Seminário Nacional de Turismo Étnico – Afro realizado no início de agosto deu “pano pra manga”. Quem esperava um seminário “político” associado a “ jargões de sustentabilidade” nas questões relacionadas ao negro e a diversidade da sua raça, saiu do Centro de Convenções da Bahia totalmente frustrado.

A idéia de permissividade e folclore quando a pauta é roteiro turístico em Salvador, ganhou novas linhas de debate relacionado aos Gestores de Turismo. Guias de Turismo e Representantes dos Terreiros de Candomblé criticaram severamente a falta de capacitação e sensibilidade das empresas privadas de turismo que incluem os Terreiros de Candomblé como ponto de visitação.Este foi o ponto alto da discussão.

A construção de políticas públicas para dar fim ao desrespeito a Cultura Afro Brasileira nos Terreiros da Bahia, teve seu coro “engrossado” pelo colunista Jaime Sodré (Colunista A Tarde),Vilson Caetano (Antropólogo e Sociólogo/UFBA) e Antônio Gody com marca registrada em sua exposição “rígida” quando o assunto é o nosso calendário de Festas Populares.

Em três dias de Seminário, os desrespeitos com relação aos hábitos e ritos dos negros e a proliferação de empresas de turismo sem credenciamento para ordenar e receber turistas de todos os lugares do país e do mundo “apimentou” o debate. O próprio termo dado ao título do Seminário foi questionado por uma maioria de historiadores e lideranças do 3° setor presentes no local.

Os participantes do encontro decidiram escrever uma carta que expressa o resultado de uma reflexão conceitual sobre o tema para propor e apresentar alternativas a fim de contribuir com a consolidação e fortalecimento do Turismo Étnico Afro no Brasil. O documento encontra-se disponível e, segundo informações da Bahiatursa, outras organizações que também desejarem assinar a Carta devem comparecer, em caráter de urgência, na Coordenação do Turismo Étnico Afro, localizada no Centro de Convenções, em Salvador, até o próximo dia 23/12, ou entrar em contato por meio

dos telefones (71) 3117-3020, 3117-3138 e 3117-3047 e do e-mail: billy.arquimimo@bahiatursa.ba.gov.br


Texto Vídeo Edição e Foto : Patrícia Bernardes

Fonte: Correio Nagô




Nenhum comentário:

Postar um comentário