sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Minerva Cachoeirana se apresenta na Flica 2014


Na noite desta sexta-feira (31/10), a partir das 22h, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2014) terá, como parte da sua programação oficial, a participação da tradicional e centenária Filarmônica Minerva Cachoeirana. A apresentação do grupo será realizada no palco principal do evento, montado para as atrações musicais na Praça da Aclamação.

A Minerva vai animar o público da Flica, dividindo o palco com outra tradicional e também centenária filarmônica de Cachoeira, a Lyra Ceciliana. O encontro das filarmônicas responde ao objetivo dos organizadores da festa de privilegiar, no quadro de atrações musicais, manifestações com forte ligação com a cidade sede do evento e com todo o Recôncavo baiano. Além das orquestras, o público também será brindado com apresentações de samba de roda, reggae e jazz.

Compondo pela primeira vez, nesta 4ª edição da Flica, o quadro de atrações principais da festa, a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, fundada no ano de 1878, pelo maestro Eduardo Mendes Franco, é considerada um patrimônio da cidade de Cachoeira. A entidade, além do trabalho social que realiza, acolhendo crianças e jovens na sua escola de música, nomeada de Alcides Santos, acumula ainda diversos prêmios em festivais e apresentações no estado da Bahia.

Cultura e preservação

A Minerva vem passando por um processo de reestruturação com o objetivo de voltar a ocupar o lugar de destaque entre as manifestações culturais de Cachoeira. A ampliação da oferta de cursos e do número de jovens atendidos; a reaproximação com a comunidade; a retomada da participação nos eventos do circuito de filarmônicas do estado; e a reedição e comercialização do CD gravado pela orquestra, são ações que respondem a este objetivo e que já apresentam bons resultados para a entidade. Além disso, em parceria com o curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está restaurando partituras de mais de 100 anos, contribuindo com o resgate da memória musical e do patrimônio cultural brasileiro.

Serviço:

O quê: Apresentação da Filarmônica Minerva Cachoeirana, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2014);

Quando: Sexta-feira (31/10), às 22h;

Onde: No palco principal do evento, na Praça da Aclamação, em Cachoeira – Bahia;

Contatos: Roberto Franco, presidente da Filarmônica Minerva Cachoeirana – (71) 9609-5496 | 9917-9477;
Wellington Oliveira, assessoria de Comunicação – (71) 8844-3422 | 9188-4225

Nenhum comentário:

Postar um comentário