segunda-feira, 27 de agosto de 2012

I Oficina de Controle do Câncer na Atenção Básica na Bahia

 
Aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto a I Oficina de Controle do Câncer na Atenção Básica Projeto Vitória da Conquista. A oficina foi organizada pelas seguintes instituções: Instituto Nacional do Câncer (Inca), Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde,  Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF), Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde, Instituto de Saúde Coletiva – Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA) e Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 
A atividade teve como público alvo os gestores da Secretaria de Saúde, em especial a Diretoria de Atenção Básica e os gestores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).Durante a oficina foi elaborado o projeto para ações no território de Vitória da Conquista, com a participação de todos os convidados, que tiveram oportunidade de fazer sugestões.
 
Cooperação Brasil Cuba para o Controle do Câncer 
 
 Entre os 300 projetos que fazem parte da cooperação entre o Governo do Brasil e o de Cuba, a proposta de prevenção do câncer na atenção primária tem por objetivo principal trazer um novo olhar para o controle do câncer. A doença, antes tratada como  terminal, agora está sendo vista pela medicina como uma doença crônica. A mesma proposta será implantada na cidade Vila Clara, pertencente à Província Santa Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio, entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagem do câncer. Como exemplo da reciprocidade de relações entre as nações, tem-se a futura implantação aqui no Brasil da vacina desenvolvida por Cuba, que tratará alguns tipos de câncer, como o de pulmão.

Fonte: SECOM/PMVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário