quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Festival de Cinema Africano de Tarifa" no Cervantes




A Coleção Casa África e o Festival de Cinema Africano de Tarifa serão apresentados no Cervantes, dentro do marco do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afro-descendentes (AfroXXI)


Será apresentado em Salvador e pela primeira vez na Íbero-América, as coleções editoriais da Casa Africa, as mais importantes publicações de temas africanos em língua espanhola do mundo. A coleção será apresentada pelo diretor geral da instituição, o embaixador Ricardo Martinez Vásquez. O Cervantes como um órgão do Ministério das Relações exteriores da Espanha, assim como a Casa África, sedia as atividades em Salvador, que acontece auditório Instituto Cervantes de Salvador, nesta quinta-feira (17), às 19h. Na oportunidade também estará presente a diretora do Festival de Cinema Africano de Tarifa, o mais importante da Europa, Mane Cisneros que vai apresentar três curtas metragens.

A coleção é composta por quase trinta volumes, que são divididos em três partes: ensaios, literatura e história. Os ensaios possuem uma linha editorial criada para dar visibilidade aos conhecimentos dos pensadores, escritores e teóricos africanos, e africanistas com o propósito de apoiar o estudo e investigação de tópicos que tenham a ver com o desenvolvimento e potencialidades do continente. Os volumes dedicados a literatura traduzem as obras mais relevantes de língua africana para o espanhol, e os de história tem como objetivo de aproximar o público Ibero-Americano ao legado dos grandes pensadores da sociedade africana.

A Casa África é um órgão da diplomacia pública espanhola, que tem como objetivo aproximar a Espanha da África tratando de se fazer conhecer o potencial do continente africano através de atividades em todos os âmbitos, em especial o cultural, social e econômico. O outro grande objetivo é trabalhar próximo às instituições e sociedades africanas para conhecer os seus interesses e prioridades, contribuindo para identificar potenciais contrapartes e promover o contato. O desafio da instituição é ser uma referência de diplomacia pública para Espanha e para a Europa nas relações com África, e ao mesmo tempo colaborar de forma decisiva para que o continente vizinho atinja o protagonismo merecido.


FCAT – Festival de Cinema de Tarifa


Três curtas do Festival de Cine Africano de Tarifa serão exibidos após a apresentação da Coleção Casa África. A diretora do festival Mane Cisneros apresentará as películas “I Love You”, de Rogerio Manjate, “A Mãe dos Netos”, de Isabel Noronha e “Tatana”, de João Ribeiro.

enviado por Leonardo Parente (ASCOM/INSTITUTO CERVANTES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário