segunda-feira, 16 de maio de 2011

" União é a Nossa Identidade" é tema de encontro em Porto Alegre



As mulheres são quase a metade da força de trabalho médico no Brasil. Um espaço conquistado em menos de três décadas. Mas ocupam menos de 20% dos postos de direção das entidades que representam a categoria no País. A busca por mais espaço e garantia de representatividade pautará o 2º Encontro Nacional de Mulheres das Entidades Médicas, a ser realizado nos dias 19 e 20 de maio, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS).
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Discriminação e Gênero da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), tem inscrições gratuitas e é aberta às profissionais de todos os estados e do Distrito Federal. Informações pelo www.simers.org.br/encontromulheres
Com o tema União é a Nossa Identidade, o evento, inédito na Região Sul, traçará um panorama da atuação feminina na Medicina, as especificidades para o desempenho das jornadas de trabalho, os direitos humanos e a saúde (tema que ganha cada vez mais relevância diante da insuficiência de financiamento e estrutura de assistência), o assédio moral, a trajetória histórica da presença das mulheres no setor e a inserção na política brasileira.

SERVIÇO:


> O que: 2º Encontro Nacional de Mulheres das Entidades Médicas
> Promoção: Secretaria de Discriminação e Gênero da FENAM
> Quando: 19 e 20 de maio
> Onde: Sheraton Hotel, Porto Alegre (RS)
> Inscrições e informações: www.simers.org.br/encontromulheres

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

>> QUINTA | 19 de maio
8h30 às 9h - Recepção e credenciamento.
9h às 9h30 - Abertura oficial com presidentes da FENAM, do CFM, da AMB e da ANMR. 


9h30 às 10h15 - Painel: Gênero e Direitos Humanos, com Patrícia Bernardes, e a secretária de Política para Mulheres do RS, Márcia Santana. Coordenação: médica Maria Rita de Assis Brasil, vice-presidente do SIMERS e secretária de Discriminação e Gênero da FENAM.
10h15 às 10h30 - Diálogo com o Plenário.
10h50 às 13h - Painel Balanço do trabalho feminino nas regiões.
14h45 às 15h15 - Palestra Assédio Moral, com a vereadora de Porto Alegre, Maria Celeste.
15h15 às 15h30 - Diálogo com o Plenário.
15h30 às 16h20 - Painel: Mulher e Residência Médica, com a médica Maria do Patrocínio Tenório Nunes, secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e a médica Beatriz Rodrigues Abreu da Costa, vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). Coordenação: médica Márcia Rosa de Araújo, presidente do CREMERJ, e CFM.
16h40 às 17h20 - Painel: Mulher e a Academia, com a médica Sumaia Boaventura André (CRM-BA) e Pauline Elias Josende, presidente do Núcleo Acadêmico SIMERS e estudante de Medicina. Coordenação: AMB.

>> Sexta-Feira | 20 de maio
9h às 9h45 - Palestra: Trabalho e Gênero, com a juíza Mara Loguércio.


9h45 às 10h - Diálogo com Plenário.


11h30 às 12h30 - Painel: Saúde e Direitos Humanos, com a promotora de Justiça e Direitos Humanos do Ministério Público do RS, Marinês Assmann, e a vice-presidente do SIMERS e secretária de Discriminação e Gênero da FENAM, a médica Maria Rita de Assis Brasil.
13h45 às 14h - Diálogo com Plenário.
15h30 às 17h - Grupos para sistematização do Encontro, definição de propostas de novas atividades e redação da Carta de Porto Alegre.


17h às 17h30 - Palestra Mulher e Política, com a deputada federal Jandira Fegalli (PCdoB-RJ).

Encerramento: Debate e apresentação da "Carta de Porto Alegre”.

Fonte: ASCOM SIMERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário