quarta-feira, 3 de novembro de 2010

“ Orúko” em debate em Salvador



De hoje (3) até sexta-feira (5), a Secretaria da Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, realiza o Orúko - Memórias e Heranças Negras – evento com atividades que trazem à tona discussões sobre a identidade africana e afro-brasileira e a memória de luta pela igualdade. A iniciativa, voltada para professores e estudantes da rede pública de ensino, faz parte das celebrações do Mês da Consciência Negra e conta com a parceria do Ministério Público da Bahia.

Segundo Josemara Souza, representante da equipe organizadora do evento, o Orúko é um chamado para a aceitação e a valorização da identidade negra. É a auto-afirmação de toda a contribuição cultural e científica que mulheres e homens negros têm produzido na Bahia, no Brasil e no mundo, mas que ainda são pouco divulgadas e reconhecidas pela sociedade.

“Normalmente, a imagem dos negros é estereotipada pelo apelo ao exótico. Temos o legado de beleza, dança, religião e música, mas também temos a literatura, a ciência, a produção intelectual. Obras que precisam sair do gueto, ser fortalecidas, divulgadas e reconhecidas amplamente”, explica Josemara, que cita exemplos como Milton Santos, Manuel Querino, Mãe Stella de Oxossi e a primeira juíza negra do Brasil, Luislinda Valois.

Orúko - Memórias e Heranças Negras integram as diversas ações da Secretaria da Educação da Bahia, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, que objetivam fomentar, na rede pública de ensino, o debate sobre a importância da cultura do povo negro na história brasileira. Mais uma iniciativa que discute questões pertinentes à aplicação das leis federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que incluem no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade das temáticas "História e Cultura Afro-Brasileira" e “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, respectivamente.

Programação

Quarta-feira (3/11)

8h30 às 12h - Oficina Pedagógica de Linguagem Cênica com recriação de Contos Afro-Brasileiros
Profa. Janice Nicole
13h30 às 17h30 - Oficina Pedagógica de Linguagem Cênica com recriação de Contos Afro-Brasileiros
Profa. Janice Nicole

Quinta-feira (4/11)
8h30 – Apresentação cultural
8h50 às 12h - Videoconferência: Disciplinar ou transversalizar? Metodologias para implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo
14h às 17h30 - Apresentação das ações exitosas sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 por escolas da rede estadual

Sexta-feira (5/11)
8h30 - Apresentação cultural
9h às 12h - Apresentação das ações exitosas sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 por escolas da rede estadual
14h às 17h30 - Apresentação das ações exitosas sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 por escolas da rede estadual

Exibição de filmes temáticos referentes à superação do preconceito étnico e cultural com referência à origem africana
Horários: 12h às 13h30
Local: Auditório do Instituto Anísio Teixeira (Estrada das Muriçocas, s/n, Paralela, Salvador- BA)
Dias: toda quinta -feira, de 4/11 a 25/11




Nenhum comentário:

Postar um comentário