segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Governo reaparelha 50 Deams



O Governo Federal inicia nesta quinta-feira, 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, a entrega de novos equipamentos a 50 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), adquiridos com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, como parte de programa desenvolvido em parceria com a SPM. As Deams vão receber um veículo (Parati quatro portas com rádio, sirene e cela), uma central fixa de rádio, uma central telefônica, dois aparelhos para escuta de rádio, pistolas 40 PT940, algemas, coletes balísticos, computadores conectados à internet, impressoras, faxes, televisões, vídeos, minigravadores, máquinas fotográficas, munição para armas e bebedouros refrigerados.

A delegada Rosana Gonçalves, da Deam/Brasília, receberá o primeiro Kit, durante videoconferência realizada das 8h30 às 9h45, com transmissão a partir do auditório do Banco Mundial, em Brasília, para as Assembléias Legislativas Estaduais, das 27 unidades da Federação. Participam do evento a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa; e a diretora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem/Brasil Cone Sul) Ana Falu.

As delegacias que receberão os equipamentos estão localizadas em Rio Branco (AC); Maceió e Arapiraca (AL); Manaus e Tefé (AM); Macapá e Santana (AP); Salvador e Feira de Santana (BA); Fortaleza e Crato (CE); Brasília (DF); Vitória e Vila Velha (ES); Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO); São Luís e Caxias (MA); Belo Horizonte e Patos de Minas (MG); Campo Grande e Aquidauana (MS); Barra do Garças (MT); Belém e Tucuruí (PA); Campina Grande e Guarabira (PB); Recife e Caruaru (PE); Teresina e Parnaíba (PI); Curitiba e Foz do Iguaçu (PR); Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ); Natal e Mossoró (RN); Porto Velho e Guajará-Mirim (RO); Boa Vista (RR); Porto Alegre e Caxias do Sul (RS); Florianópolis e Blumenau (SC); Aracaju e Itabaiana (SE); São Paulo e Campinas (SP) e Palmas e Paraíso do Tocantins (TO).

O critério de seleção para a escolha dessas delegacias levou em consideração o preenchimento de questionário sobre o perfil organizacional das Deams, enviado a todas as delegacias e postos especializados, que refletiu as condições de infra-estrutura e população dos municípios que responderam à pesquisa.

Até final de 2006, outras 100 Deams serão reaparelhadas e os profissionais capacitados com recursos da Senasp e da SPM.

Durante a videoconferência, a ministra Nilcéa Freire vai lançar uma campanha institucional para marcar o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. O tema é Sua vida recomeça quando a violência termina - Violência contra a mulher. Denuncie. Ela será veiculada em âmbito nacional e dirigida a toda sociedade.

A campanha da SPM é um instrumento de sensibilização que aponta para a possibilidade da mulher sair da situação de violência e reconstruir a sua vida. O primeiro passo é a sua própria decisão. O segundo é a criação de condições que viabilizem o rompimento com o ciclo da violência. Nesse processo, ações e programas governamentais são suportes fundamentais.

As peças da campanha incluem um filme de 30 segundos para televisão, spot de rádio, cartazes, folderes, camisetas e adesivos para automóvel e, ainda, materiais de apoio aos profissionais que trabalham no atendimento às mulheres em situação de violência.

O auditório do Banco Mundial fica no SCN - Quadra 02, Lote A, Edifício Corporate Financial Center, 6º andar.

Dia 25 de novembro - O Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres é uma homenagem às irmãs revolucionárias Maria Tereza, Pátria e Minerva Mirabal - as irmãs Mirabal .


Informações para a imprensa:

Expressão - expressão.arte@uol.com.br

Patrícia Dantas

Tels. (11) 3208-0124 e 9651-7779

Nenhum comentário:

Postar um comentário