segunda-feira, 16 de março de 2015

"Cantina da Lua" celebra 70 anos em Salvador





O bar e restaurante Cantina da Lua completa 70 anos no dia 28 de abril.  Por isso, nesta segunda, 16.03, às 19h, aniversário de seu proprietário, Clarindo Silva, a Cantina da Lua lança seu projeto de celebração, que durante 2015 irá realizar diversas atividades culturais. Nas redes sociais, novo site, fanpage, waap, twitter, instagram e o blog de Clarindo Silva, que vai escrever semanalmente, para interagir com o público, dando notícias, postando artigos próprios e dos amigos ilustres. O primeiro artigo já está pronto e fala sobre o novo momento do centro histórico. 
Mas a  grande ação vem da área de música. De domingo a domingo vai ter show ao vivo na Cantina da Lua, com grandes nomes da música baiana e em momentos ainda mais especiais, da música nacional. Já foram convocados e disseram sim : Ninha, Waltinho Queiroz, Bailinho de Quinta, Grupo Fora da Mídia, Banda Açúcar com Portela, Toti Gira e Menelau Sete, que se lança como cantor. Mas não para por aí. Estão programados também lançamentos de livros, saraus e exposições. Além disso, surpresas chegam da cozinha, com novo chef assumindo as delícias da Cantina da Lua.

Sobre a Cantina da Lua - O bar e restaurante Cantina da Lua foi fundado em 1945 pelo boêmio Roberto Santos. De 1971 a 1975, Clarindo assumiu o estabelecimento com arrendatário. Em 1975, comprou o ponto e em 1978 ampliou a Cantina, mas desde o primeiro momento em que assumiu o negócio, o lugar já se colocava como um espaço alternativo, político, social, econômico e cultural, que reunia intelectuais, boêmios entres outros interessados em lutar por  mudanças no Pelourinho. Em 1983 foi criado o Projeto Cultural Cantina da Lua e a partir daí surgiu à Terça da Benção, que era o principal evento que lutava pela revitalização do Centro Histórico.
De 1983 a 1991 o Projeto Cultural Cantina da Lua fez em média 800 shows, e denunciou a quatro ministros da Cultura a degradação do Pelourinho. A Cantina da Lua está no roteiro de 156 países, além de ter ganho um prêmio em Madri, no 21º Festival Internacional de Turismo, Gastronomia e Hotelaria. Clarindo e sua Cantina da Lua tem buscado resistir a todas as tempestades, na certeza que preservar o Pelourinho, acima de tudo, é um gesto de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário