quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mercado São Miguel homenageia padroeiro em Salvador


Os permissionários do Mercado São Miguel realizam nesta segunda (29), a partir das 8:30hs ,  a Festa de São Miguel no Centro Histórico de Salvador  . O mercado surgiu nos 1950, no Pelourinho, e foi construído na atual área onde está instalado em 1965, na época, como propriedade particular. Tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, os comerciantes que ainda trabalham no local esperam por uma nova reforma, prometida pelo Governo do Estado há três anos. 

Com 60 boxes fechados, 15 estruturas ainda resistem ao abandono do poder público, que é realidade não só do Mercado de São Miguel, mas de boa parte do Centro Histórico de Salvador. “O problema aqui começou quando colocaram o trânsito da Baixa do Sapateiro como mão única. As pessoas não param mais aqui, estreitaram a rua e, para piorar, o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado só vivem quebrados”, avalia Derivaldo. Padroeiro da feira, nem o próprio São Miguel resistiu ao descaso e sua imagem teve que ser recolhida. “Ele fica lá dentro do meu box, só sai agora para a procissão. Tive que destruir o altar do santo. Todos os dias três ou quatro traficantes dormiam ali dentro e era ponto de esconderijo de drogas. Não tinha condições”, lamenta Derivaldo. 

Reforma 

Avaliada em R$ 10 milhões, a prometida reforma do Mercado de São Miguel nunca saiu do papel. A revitalização da área pertence ao Plano de Reabilitação do Centro Antigo, anunciado em dezembro de 2009 pelo governo. Para o responsável do projeto, o arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, apenas a reforma do mercado não vai adiantar muita coisa. “Além desse projeto, também idealizei uma passarela que vai do Terreiro de Jesus até a Avenida Joana Angélica, com um elevador descendo na Baixa dos Sapateiros. A reforma do mercado sem ligações como essa não faz o menor sentido. A região está tão deteriorada que em pouco tempo voltaria para a mesma situação de hoje”, defende. Com a concorrência prestes a ser anunciada, o projeto de Lelé inclui um estacionamento para 200 carros, restaurante no piso superior, um anfiteatro com 100 lugares e a reconstrução do altar de São Miguel. 

PROGRAMAÇÃO :

Missa na Igreja de São Francisco ( Terreiro de Jesus)  8:30hs
Procissão: Centro Histórico – Mercado São Miguel 10hs
Caruru  no  Mercado São Miguel  18hs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário