quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Caruru dos 7 Poetas Comemora 10 anos de Tradição e Poesia



O Caruru dos 7 Poetas chega a sua 10a edição com intervenções culturais, lançamento de livro e o tradicional recital com gostinho de dendê em três dias de intensa programação. Acontecerá de 26 à 28 de setembro de 2014, no Jardim do Faquir, em Cachoeira (BA).  Na sexta feira, 26, acontece o lançamento da antologia poética comemorativa de 10 anos do projeto, às 19:30 na sede da Casa de Barro. No sábado, 27, a partir das 13:30h começa a programação infantil e às 20h acontece a grande celebração poética e artística. A programação se encerra no domingo, 28, às 15 horas, com um cortejo poético que celebrará a poesia pelas ruas de Cachoeira, contando com intervenção dos grupos artísticos infanto-juvenil da Casa de Barro.

A antologia “Todas as mãos” reúne os principais poemas de todos os poetas que passaram pelo Caruru nesses 10 anos de trajetória e será lançada no formato de e-book.  Sábado, 27, principal dia do evento, as atividades começam voltadas para o público infantil, às 13:30h, com a apresentação do Grupo Rouxinol de Teatro e Poesia, o espetáculo teatral Rosinha e Sebastião – A Comédia Popular, do grupo de teatro Filhos da Utopia. Paralela à programação ocorrerão oficinas de confecção de fantoches e outras dinâmicas de interação com o público infantil.

A programação noturna será aberta pela performance do Importuno Poético, grupo que fará o cerimonial do evento. Na sequência haverá a apresentação de malabares, seguido do recital dos 7 poetas. Para encerrar Juraci Tavares e o grupo musical Gêge Nagô fazem apresentação poético-musical, logo após ser servido o caruru. 

Os sete poetas homenageados nesta edição são: Alan Félix (Uruçuca), Deisiane Barbosa (Cachoeira), Luar do Conselheiro (Uauá), Marlon Marcos (Salvador), Martin Salas (Cartagena/Colômbia), Marta Galrão (Salvador) e Wancir Sales (Santo Amaro).

O Caruru dos 7 Poetas é um evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas, este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar a cultura e arte literária. Envolve ações educativas, recital, quermesse de livros e performances artísticas.


No mesmo fim de semana ainda estarão acontecendo em Cachoeira o Festival das Ostras, organizado pelo Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade, na comunidade do Kaonge e o aniversário de D. Dalva, doutora honoris causa  do Samba de Roda, tombado como patrimônio imaterial, com caruru e samba de roda.

O Caruru dos 7 Poetas conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Também apoiam esta iniciativa a Secretaria de Cultura e Turismo da Cachoeira, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e IRDEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário