segunda-feira, 1 de julho de 2013

Salvador promove Conferência da Promoção da Igualdade



De 3 a 5 de julho, a Prefeitura de Salvador promove a III Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial - Compir, que será realizada no Centro de Convenções da Bahia. Coordenada pela Secretaria Municipal da Reparação e pelo Conselho Municipal das Comunidades Negras, a conferência tem como objetivo discutir políticas de igualdade para a cidade.

A abertura acontecerá no dia 3, às 18h, com um ato envolvendo representantes de diferentes religiões. Em seguida, começa a conferência de abertura: "Protagonismo Negro e Contra-Hegemonia: por uma Salvador sem Racismo". O evento será encerrado com uma atividade cultural e um coquetel de confraternização.
 
No dia 4, as discussões começam às 8h, com a mesa-redonda "Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Comunidade Negra Soteropolitana". Ao longo do dia serão tratados vários eixos temáticos. No último dia da conferência, além dos debates, será realizada a eleição dos delegados que participarão da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. 

A Compir tem como tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo - Por uma Salvador Afirmativa" e, como subtemas:
I. Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
II. Políticas de igualdade racial no município de Salvador: avanços e desafios;
III. Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial;
IV. Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

O evento é preparatório para as conferências Estadual (Conepir), a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, e a Nacional (Conapir), que acontece de 5 a 7 de novembro deste ano e se configura um importante instrumento para que a sociedade busque reafirmar e ampliar o compromisso governamental com a sociedade soteropolitana, mediante as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário