segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

SPM no enfrentamento a violência contra a mulher

 
 
A Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) da Prefeitura Municipal de Salvador, desde 2006 participa do Carnaval desenvolvendo atividades durante a festa com o objetivo de sensibilizar soteropolitanos e turistas sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres, além de divulgar as ações da Superintendência e os serviços de atenção às mulheres em situação de violência.
 
O Carnaval, apesar de proporcionar alegria, descontração, mistura de danças e ritmos, também provoca situações de violência e abusos entre os foliões, especialmente, em relação às mulheres. Em função dessa constatação e, quando se considera que a cidade do Salvador é eminentemente feminina e negra, torna-se necessária a criação, manutenção e continuidade de iniciativas voltadas para prevenção e enfrentamento das situações de violência contra a mulher pela administração pública municipal durante o Carnaval.
 
Dentro das ações da SPM nos circuitos da folia momesca serão realizados registros das ocorrências de violência contra as mulheres, encaminhamentos aos serviços de atenção, enfrentamento ao tráfico de mulheres e turismo sexual, além de uma abordagem de prevenção à violência com as ambulantes e cordeiras.
 
Em seu 5º ano, a SPM prestará serviços de orientação, informação e atenção a mulher no “Portal da Mulher”, que funcionará no Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), e em parceria com a Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), no Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT.
 
A SPM, através do CRLV, oferece durante todo o ano, um serviço público e gratuito de prevenção e atenção às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. Em um projeto piloto, funcionará todos os dias do Carnaval, das 12h às 20h, em sua sede na Rua Aristides Novis, nº 44, Federação (Estrada de São Lázaro); tel: 3117-6769/ 3235-4268.
 
Dentre as parcerias firmadas para o carnaval 2013 destaca-se a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal da Mulher (CMM), Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Defensoria Pública do Estado da Bahia e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), Centro Maria Felipa da PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário