segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

3° Itapuã Canta Gonzagão – 100 Anos do Rei do Baião

 

A Casa da Música, Espaço Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, realiza no dia seis de dezembro o 3° Itapuã Canta Gonzagão – 100 Anos do Rei do Baião. Homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, músico de grande contribuição para música popular brasileira, que levou a história do povo nordestino ao conhecimento de todo o país, o público poderá participar gratuitamente do Cortejo Cultural “Um Axé pra Lua” e da Exposição “De Lua pra Todos Nós”, no espaço.

 

Festa na Rua 

 O Cortejo Cultural tem concentração às 14h na Praça Dorival Caymmi, com saída às 16h, e é composto por três alas: Gonzagão, Januário e Gonzaguinha. As alas Gonzagão e Januário seguem o trajeto juntas, ao som do autêntico forró nordestino, enquanto a ala Gonzaguinha festeja ao som do samba. Nas duas alas de forró, estarão tocando 23 sanfoneiros dos melhores da nossa terra, formando a “Orquestra Sanfônica”. Os grupos se encontram na Praça Rumo do Vento, para uma parada musical, e reunidos partem em direção ao Largo do Abaeté. Participam grupos artísticos e escolas da comunidade de Itapuã. Os grupos que participarão serão Orquestra Sanfônica, Zabumbeiros, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Orquestra de Pandeiros Itapuã, Orquestra de Pifes, ABECC (Associação Bem Estar e Cultura Corporal), Viva Maria, As Ganhadeiras de Itapuã, Grupo de Teatro Griô, Grupo Ereoatá, Grupo de Poetas, Ballet Florita, Escola Lagoa do Abaeté, Escola Malê Debalê, Escola do Pescador, Escola Rotary

Às 19h acontece a abertura da Exposição “De Lua pra Todos Nós”, e um grande forró ! Nela é possível entrar um pouco no Universo de Gonzagão, através das obras que mostram o cotidiano que vivenciou e influenciou o artista e seu legado. Fotografias, esculturas e objetos sobre o universo do povo sertanejo, peças cenográficas do espetáculo “O Vôo da Asa Branca”, inspirado em sua vida, fazem parte do acervo. A curadoria fica por responsabilidade de Joelito Modesto dos Reis e Miriam Rylands, que também assinam as obras juntamente aos artistas Gei Correia e Jorge Mutação.

Sanfoneiros que formam a “Orquestra Sanfônica” (temos os contatos de todos eles para entrevistas e reportagens) :

Vado, Augusto, Zé Lemos do Acordeon, Givaldo Esquerdinha, Galego, do “Astros do Forró”, Luciano Galego, Toinho do “Corujas do Norte”, Tenilson, Freitas do Acordeon, Dojão do Nordeste, Antônio Cabeção, Júlio Cesar (Imperador), Cicinho de Assis, Vitorino, Marqueinho Café , Eugênio Cerqueira, Genilson do Acordeon, Romero, Jo Miranda, Bruninho do Acordeon, Tadeu do Acordeon, Zelito Bezerra e Celo Costa.

SERVIÇO

O que: 3° Itapuã Canta Gonzagão

Quando: 06 de dezembro, a partir das 14h

Onde: Casa da Música (Cortejo Cultural com concentração na Praça Dorival Caymmi)

Realização: Secult/BA

Entrada Gratuita

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário