E mais um ano eleitoral chegou!
Na ânsia de se chegar ao
eleitorado, os imaturos filhos de santo e também ocupantes de cargos
públicos, tem se colocado por muitas vezes até acima de seu orixá de
origem. Xangô, Yansã, Oxum, Oxumarê, Ogum... Estes e muitos outros
orixás tem se tornado “personagens políticos” em prol da conquista de
votos de pessoas que até, por vezes, nem o 2°grau e/ou formação
acadêmica tem para ocupar os espaços de gestão pública a que é
direcionado os candidatos à vereança ou a prefeitura da capital baiana.
Voltando no tempo, sem deixar de saudar o Pai Tempo (Zará Tempo! Tempo Yió!),
não posso deixar de me lembrar das lições primordiais que um yaô, nome
dado à pessoa iniciada no Candomblé, recebe ao chegar ao roncó, espaço
sagrado onde ficam recolhidos os iniciados no Candomblé.
“– Orixá não é matéria e nem matéria é Orixá”.
Quem decide se roda no ori de uma abiã é o orixá e não a matéria.
Chegado
às eleições municipais da capital baiana, uma verdadeira “febre
epidêmica” se espalhou pelas ruas. O legado histórico de rumbê dado
pelos yalorixás e babalorixás construído há anos por muitas roças de
Candomblé aos seus filhos de santo, se vê ameaçado pelo “modismo
conturbado” do uso do runjebe, colar que além de determinar a
responsabilidade de um correto comportamento ritual indica a plena
aceitação da religião por parte de quem o possui dados aos que já
possuem anos de feitura, confirmação e aprendizado com seu Orixá, para
ações de mobilização em locais públicos e conquista de financiamentos,
patrocínios e até mesmo do voto de filhos de santo “alheios” a atmosfera
política feroz do Séc. XXI.
Onde foi escrito ou firmado durante a
“cura de fecho do corpo” do yaô que o mesmo seria igual ou melhor que
seu próprio Orixá? Onde foi escrito que, em nome do “capitalismo
selvagem”, o Orixá era escravo da matéria e não a essência da sua
existência? Onde foi registrado por nossa ancestralidade que, em nome do
egoísmo desenfreado para se alcançar as esferas de poder, o filho de
santo falaria em nome de Xangô,Yansã, Oxum , Oxumarê, Ogum ou demais
orixás para conquistar votos e posteriormente chegar aos almejados
cargos políticos ?
Caminhando pelas esferas políticas, como
jornalista que sou, vejo que de fato a energia sublime e delicada dos
orixás não se submentem a tamanha “farsa ideológica” do alcance poder
através de seu nome. O verdadeiro filho de santo é humilde e sereno
mesmo diante de sua atual situação profissional. Verdadeiras fortunas
podem ser gastas “no pé” do seu orixá mais, incontestavelmente, ele (o
seu orixá de origem) sabe quem tu és. Contratação de assessores
políticos, financiamento de campanhas publicitárias a longo prazo ,
reuniões de troca de favores empregatícios , etc... Nada disso é válido
aos olhos de quem carrega sinceramente a herança e a história de seu
ORIXÁ NO ORI.
Assim é em todas as religiões desde o princípio do
mundo. Nem os caboclos, inkices e voduns e encantados negam a existência
de Deus em sua chegada a terra (Ilê). Até os evangélicos, puros de
coração diante de Deus, não se deixam corromper diante do “vil metal” e
não enxerga como humilhação ser porteiro, diarista, gari e/ou outras
atividades funcionais importantes para a manutenção de uma sociedade.
Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade! ... Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que A Bíblia nos diz que podemos reconhecer os falsos profetas pelos seus frutos. . “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”
(João 8:12)
“Ao
homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o,
sabendo que esse tal está pervertido e vive pecando, e já por si mesmo
está condenado.”
(Tito 3:10-11)
Esta passagem se
refere àqueles que ainda têm em si seus pecados intactos mesmo
confessando crer em Jesus. Sua fé advoga que é correto para eles
permanecer no pecado mesmo que eles creiam em Jesus; eles estão, dessa
maneira, cometendo de fato um grave pecado contra o Senhor. Como eles
podem ainda permanecer no pecado se afirmam crer em Jesus Cristo como
seu Salvador? Confessando esse tipo de fé, tudo que eles estão fazendo é
pecar contra o Senhor em si mesmos. ( BÍBLIA SAGRADA)
O
yaô é filho de uma entidade que, na ancestralidade da matriz africana,
era de fato um rei , uma rainha, um guerreiro , um caçador, um
curandeiro. Entretanto, quem disse que a matéria/yaô, através de “ações
torpes” para convencimento das massas populares, pode se utilizar disso
para levantar benefícios financeiros além do imaginado ao se candidatar,
por exemplo, a Vereador (a), Deputado (a)?!!!
Em pleno Séc. XXI precisamos ficar atentos a frases como:
“- O Povo de Santo precisa ter voz nos espaços de poder”
“ – O Povo Negro precisa de uma voz que o represente nas esferas políticas de poder”
“
– Em nome ________ ( diz o orixá que é feito) , eu acredito que posso
ajudar esta comunidade quando eu for eleito para assumir a _________ (
cargo que é candidato) em 2013 assim que tomar posse”.
O
verdadeiro militante de uma causa social justo sempre estará ao nosso
lado independente dos cargos públicos que vierem a ocupar, raça, sexo ou
religião. Como se não bastasse o vergonhoso o uso das calamidades dos
nossos bairros periféricos , das tribulações com relação a segurança
pública , saúde e educação agora também temos que ser “vigilante” do uso
indiscriminado de nossa nação candomblecista de origem ou nomenclatura
evangélica no qual somos inseridos para evitar o ensino equivocado
“modista midiático” que orixá e matéria possuem a mesma índole .
Sem mais, Asè!
Patrícia Bernardes Sousa
( yaô, professora,jornalista,conselheira municipal, pesquisadora,gestora social)
Oríkì à Osàlà
Kí
Òrìsà-nlá Olú àtélesé, a gbénon dídùn là. Ní Ibodè Yìí, Kò Sí Òsán,
Bèéni Kò Sí Òru. Kò Sí Òtútù, Bèéni Kò Sí Ooru. Ohun Àsírií Kan Kò Sí Ní
Ibodè Yìí. Ohun Gbogbo Dúró Kedere Nínu Ìmólè Olóòrun. Àyànmó Kò Gbó
Oògùn. Àkúnlèyàn Òun Ní Àdáyébá. Àdáyébá Ni Àdáyé Se.
Tradução
Que
o Grande Òrìsà, Senhor da sola dos pés, guie-nos aos benefícios da
riqueza! Aqui é a porta do Céu, nela pode-se entrar de dia e de noite.
Nela não há frio, e também não há calor. Aqui, na porta do Céu, nada é
segredo. E nela todas as coisas permanecerão claras diante da luz de
Deus. Que o destino não nos faça usar remédios. Que as pessoas adorem de
joelhos as coisas do Céu, para encontrar coisas boas na Terra. Que as
coisas boas sejam sempre encontradas na Terra.
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