segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rumbê nas Eleições 2012



E mais um ano eleitoral chegou!

Na ânsia de se chegar ao eleitorado, os imaturos filhos de santo e também ocupantes de cargos públicos, tem se colocado por muitas vezes até acima de seu orixá de origem. Xangô, Yansã, Oxum, Oxumarê, Ogum... Estes e muitos outros orixás tem se tornado “personagens políticos” em prol da conquista de votos de pessoas que até, por vezes, nem o 2°grau e/ou formação acadêmica tem para ocupar os espaços de gestão pública a que é direcionado os candidatos à vereança ou a prefeitura da capital baiana.
Voltando no tempo, sem deixar de saudar o Pai Tempo (Zará Tempo! Tempo Yió!), não posso deixar de me lembrar das lições primordiais que um yaô, nome dado à pessoa iniciada no Candomblé, recebe ao chegar ao roncó, espaço sagrado onde ficam recolhidos os iniciados no Candomblé.
“– Orixá não é matéria e nem matéria é Orixá”.
Quem decide se roda no ori de uma abiã é o orixá e não a matéria.
Chegado às eleições municipais da capital baiana, uma verdadeira “febre epidêmica” se espalhou pelas ruas. O legado histórico de rumbê dado pelos yalorixás e babalorixás construído há anos por muitas roças de Candomblé aos seus filhos de santo, se vê ameaçado pelo “modismo conturbado” do uso do runjebe, colar que além de determinar a responsabilidade de um correto comportamento ritual indica a plena aceitação da religião por parte de quem o possui dados aos que já possuem anos de feitura, confirmação e aprendizado com seu Orixá, para ações de mobilização em locais públicos e conquista de financiamentos, patrocínios e até mesmo do voto de filhos de santo “alheios” a atmosfera política feroz do Séc. XXI.
Onde foi escrito ou firmado durante a “cura de fecho do corpo” do yaô que o mesmo seria igual ou melhor que seu próprio Orixá? Onde foi escrito que, em nome do “capitalismo selvagem”, o Orixá era escravo da matéria e não a essência da sua existência? Onde foi registrado por nossa ancestralidade que, em nome do egoísmo desenfreado para se alcançar as esferas de poder, o filho de santo falaria em nome de Xangô,Yansã, Oxum , Oxumarê, Ogum ou demais orixás para conquistar votos e posteriormente chegar aos almejados cargos políticos ?
Caminhando pelas esferas políticas, como jornalista que sou, vejo que de fato a energia sublime e delicada dos orixás não se submentem a tamanha “farsa ideológica” do alcance poder através de seu nome. O verdadeiro filho de santo é humilde e sereno mesmo diante de sua atual situação profissional. Verdadeiras fortunas podem ser gastas “no pé” do seu orixá mais, incontestavelmente, ele (o seu orixá de origem) sabe quem tu és. Contratação de assessores políticos, financiamento de campanhas publicitárias a longo prazo , reuniões de troca de favores empregatícios , etc... Nada disso é válido aos olhos de quem carrega sinceramente a herança e a história de seu ORIXÁ NO ORI.
Assim é em todas as religiões desde o princípio do mundo. Nem os caboclos, inkices e voduns e encantados negam a existência de Deus em sua chegada a terra (Ilê). Até os evangélicos, puros de coração diante de Deus, não se deixam corromper diante do “vil metal” e não enxerga como humilhação ser porteiro, diarista, gari e/ou outras atividades funcionais importantes para a manutenção de uma sociedade.

Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade! ... Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que  A Bíblia nos diz que podemos reconhecer os falsos profetas pelos seus frutos. . “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”
 (João 8:12)

“Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e vive pecando, e já por si mesmo está condenado.”
(Tito 3:10-11)

 Esta passagem se refere àqueles que ainda têm em si seus pecados intactos mesmo confessando crer em Jesus. Sua fé advoga que é correto para eles permanecer no pecado mesmo que eles creiam em Jesus; eles estão, dessa maneira, cometendo de fato um grave pecado contra o Senhor. Como eles podem ainda permanecer no pecado se afirmam crer em Jesus Cristo como seu Salvador? Confessando esse tipo de fé, tudo que eles estão fazendo é pecar contra o Senhor em si mesmos. ( BÍBLIA SAGRADA)

O yaô é filho de uma entidade que, na ancestralidade da matriz africana,  era de fato um rei , uma rainha, um guerreiro , um caçador, um curandeiro. Entretanto, quem disse que a matéria/yaô, através de “ações torpes” para convencimento das massas populares, pode se utilizar disso para levantar benefícios financeiros além do imaginado ao se candidatar, por exemplo, a Vereador (a), Deputado (a)?!!!
Em pleno Séc. XXI precisamos ficar atentos a frases como:

“- O Povo de Santo precisa ter voz nos espaços de poder”
“ – O Povo Negro precisa de uma voz que o represente nas esferas políticas de poder”
“ – Em nome ________ ( diz o orixá que é feito) , eu acredito que posso ajudar esta comunidade quando eu for eleito para assumir a _________ ( cargo que é candidato) em 2013 assim que tomar posse”.

O verdadeiro militante de uma causa social justo sempre estará ao nosso lado independente dos cargos públicos que vierem a ocupar, raça, sexo ou religião. Como se não bastasse o vergonhoso  o uso das calamidades dos nossos bairros periféricos , das tribulações com relação a segurança pública , saúde e educação agora também temos que ser “vigilante” do uso indiscriminado de nossa nação candomblecista de origem ou nomenclatura evangélica no qual somos inseridos para evitar o ensino equivocado “modista midiático” que orixá e matéria possuem a mesma índole  .

Sem mais, Asè!
Patrícia Bernardes Sousa 
( yaô, professora,jornalista,conselheira municipal, pesquisadora,gestora social)

Oríkì à Osàlà
Kí Òrìsà-nlá Olú àtélesé, a gbénon dídùn là. Ní Ibodè Yìí, Kò Sí Òsán, Bèéni Kò Sí Òru. Kò Sí Òtútù, Bèéni Kò Sí Ooru. Ohun Àsírií Kan Kò Sí Ní Ibodè Yìí. Ohun Gbogbo Dúró Kedere Nínu Ìmólè Olóòrun. Àyànmó Kò Gbó Oògùn. Àkúnlèyàn Òun Ní Àdáyébá. Àdáyébá Ni Àdáyé Se.

Tradução
Que o Grande Òrìsà, Senhor da sola dos pés, guie-nos aos benefícios da riqueza! Aqui é a porta do Céu, nela pode-se entrar de dia e de noite. Nela não há frio, e também não há calor. Aqui, na porta do Céu, nada é segredo. E nela todas as coisas permanecerão claras diante da luz de Deus. Que o destino não nos faça usar remédios. Que as pessoas adorem de joelhos as coisas do Céu, para encontrar coisas boas na Terra. Que as coisas boas sejam sempre encontradas na Terra.

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