quinta-feira, 22 de março de 2012

"Pelos poderes de Thor "... Batista



por Patrícia Bernardes Sousa (jornalista e gestora social)

O ajudante de caminhoneiro Wanderson Pereira morreu na noite deste sábado (17/03) na rodovia BR-040, no Rio de Janeiro atropelado por Thor Batista, filho de Eike Batista.

Até aí tudo bem...

Parece uma notícia “normal” de acidente de trânsito, envolvendo uma moto e uma celebridade, se a esfera “cinematográfica” não fosse instalada na TV nos últimos dias.

Em meio a tantas manchetes sensacionalistas, com direito a saída pelos fundos da delegacia, por conta do “assédio” da imprensa, a ética no setor público e a ética no setor de comunicação se tornaram protagonistas de um verdadeiro “Gibi”.

Sim, você não leu errado a minha afirmativa. Um gibi com direito a personagens das mais diversas características e afinidades relacionadas ao público- o telespectador.

De um lado o lindo e loiro filho herdeiro do homem mais rico do Brasil , segundo as revistas especializadas, com o mesmo nome de um herói que cativou crianças e adultos pela sua força – o Thor (inspirado em lendas nórdicas- Deus do Trovão)

Do outro lado um ajudante de caminhoneiro que numa imaginou em vida que teria seu nome publicado em páginas de revistas consideradas “vips” no Brasil e no exterior – o Bill Raio Beta , seu então “inimigo motoqueiro negro caminhoneiro” que , até após a sua morte já que arranha a sua imagem que, mesmo sem imunidade diplomática, ganhou o direito de sair pelos fundos da delegacia na noite do acidente.

No meio está Eike Batista, também conhecido como “Odin” que na noite desta quarta-feira (21/03) contratou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para defender seu filho, Thor Batista, de 20 anos.

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Quem são os nossos justiceiros? Quem são os nossos verdadeiros heróis? Quem são nossos investigadores? Quem são os profissionais de comunicação de hoje? A Mídia é o 4° poder do Século XXI ou já subiu ao status de 1° poder?

Verificando estas indagações diárias de todo bom profissional de assessoria de imprensa pública ou privada , avaliamos o tão quanto são “figurativos” as nossas ditas “Secretarias Especiais” e “Ministérios” que , até então, tinham tudo para aparentar credibilidade aos milhões de contribuintes brasileiros e nada mais são que salas de acesso gratuito a “propinas, troca de favores e ostentação do alter ego” dos gestores que ocupam estas “cadeiras estaduais e/ou municipais” ao longo de nossa história.

Chamo a atenção para o detalhe que nós somos os verdadeiros protagonistas destes “gibis midiáticos” e já nos habituamos a mudar de canal ou até comprar novos vídeos e CDs para a época da exibição da Propaganda Eleitoral Partidária Obrigatória.Esta mesma propaganda eleitoral que ,mesmo dentro de uma atmosfera hipócrita, é responsável pela exibição destes mesmos gestores “figurativos” destas mesmas “Secretarias Especiais” e “Ministérios” que se dizem da Mulher, da Saúde, da Reparação, da Igualdade Racial , da Cultura, da Justiça,da Educação e dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário