quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Outras Correntes ... Silêncio na liberdade !




Uma vez por ano posso ser eu mesma. Uma vez por ano posso ser colorida.
Entre olhares e sorrisos de “canto de boca”, vou vivendo no jornalismo político e na docência superior da Bahia.  O silêncio também se faz presente na “liberdade” sempre almejada e nunca alcançada. Perguntas e /ou afirmações como: “Como você lava o seu cabelo?” , “Linda heim?!”, “Você cai bem de estampa assim.” “ Você prestou serviço nestas empresas mesmo? Só tem a gente aqui na sala. Pode falar a verdade!” .
E sigo em frente : “ Coitada dessa menina . Nunca é nada. Não anda com ninguém. Não prospera em nada. Não sei como ainda ela tem coragem de estar aqui se apresentando como jornalista.” O racismo recreativo institucional está para além de qualquer tese de mestrado ou doutorado já que , também doutores negros se comportam tão quão perversos aos seus instrutores/orientadores.
Hoje é dia... Consciência Negra no silêncio. Sim. O silêncio na liberdade nos é prudente para não perder vínculos de trabalho bem remunerados em nome de uma militância que, por muitas vezes, só nos adoece e nos aprisiona em promessas sem data de alforria .
Outras correntes ... Hoje é dia ... Existe uma grande diferença entre o silêncio ancestral que nos fortalece e o silenciamento que ainda nos corta o rosto , a alma e as costas em nossa constante travessia para dias melhores .
Minha beleza é exótica. Minha fé é demoníaca . Minha cor é uma afronta.

Patrícia Bernardes Sousa 
Jornalista por Formação /Assessora de Comunicação Política /Docente do Ensino Superior / Consultora de Projetos Sociais /  Ekedji



Nenhum comentário:

Postar um comentário