quinta-feira, 22 de novembro de 2018

I Semana Instituto Anísio Teixeira da Consciência Negra






O Instituto Anísio Teixeira - IAT, realizará no período de 26 a 30 de novembro a 1ª Semana IAT da Consciência Negra. Local: Estrada da Muriçoca, S/N, São Marcos, Salvador-BA. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Durante o evento, uma série de atividades reunirá pesquisadores, estudantes e professores para refletir sobre o tema. O objetivo da 1ª Semana IAT da Consciência Negra é promover um espaço de reflexão e discussão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e a influência dos povos africanos na construção cultural da Bahia e do Brasil, a fim de integrar o Instituto Anísio Teixeira nas comemorações do mês Nacional da Consciência Negra.

É importante destacar que haverá 200 visitantes por dia e o público alvo são professores da rede pública, pesquisadores, estudantes e demanda social. Com palestras, bate papos, mesa redondas, peça teatral, exposição de livros, revistas e publicações de autores africanos.

O evento homenageia o professor Edivaldo Machado Boaventura, morto recentemente e que, quando na função de secretário estadual da Educação (SEC), foi o primeiro dirigente da área a mover projeto para a implantação, nas salas das escolas, de aulas que trouxessem à discussão os temas ligados à afrodescendência.

Temas como os desafios da aplicação das leis 1.0639/2003 e 11.645/2008 na formação de professores, o sistema de cotas nas universidades, o processo do negro no sistema educacional e no mercado de trabalho, a capoeira como instrumento de educação e transformação social, a literatura de autores negros e os livros didáticos, a interculturalidade na educação, entre outros, serão abordados ao longo dos cinco dias de atividades. Além disso, também haverá espaço para a apresentação de experiências exitosas nesse campo, realizadas nas escolas da rede estadual de ensino.

A programação, conta com representações da UFBA, UNEB, IFBA, Instituto Geográfico da Bahia, Instituto Steve Biko, Instituto Hori, Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Olodum e redes de ensino estadual da Bahia e municipal de Salvador, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário