sábado, 17 de novembro de 2018

Câmara homenageia 25 anos da realização do I Senun




A passagem dos 25 anos da realização do I Seminário Nacional de Universitários Negros e Negras (Senun), será homenageada, na próxima quinta-feira (22/11), na Câmara Municipal de Salvador. A autoria do tributo é do presidente da Comissão de Cultura da Casa Legislativa, vereador Sílvio Humberto (PSB). O evento acontecerá no Plenário Cosme de Farias, às 19h, e contará com presenças de militantes históricos da luta contra a desigualdade através da Educação.

O objetivo da Sessão, segundo o vereador, “é o de comemorar e homenagear os realizadores do Senun, pela ousadia de problematizar a questão da inserção dos negros e negras no ensino superior, num momento onde a presença negra na Universidade era ainda muito escassa”. A homenagem seria, conforme o parlamentar, que tem um largo histórico de militância na luta pela igualdade, “um reconhecimento das conquistas e da capacidade de fazer muito com pouco”.

Sílvio defende a mobilização que resultou na realização do Senun como “prova inequívoca da capacidade de resistência e de ação coletiva do povo negro”. Para o parlamentar, a militância dos idealizadores do Seminário “foi um passo importante na construção de espaços acadêmicos mais democráticos”. Parafraseando Luiza Barros, o vereador reafirmou a inexistência de saídas individuais na luta contra o racismo. “Só existem saídas coletivas para esta chaga social e o Senun foi uma mostra disto”, concluiu.

Presentes

Estarão reunid@s junt@s ao vereador nesta comemoração e compondo a mesa, grandes representações acadêmicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), do Centro de Culturas Populares e Identitárias - Secult/BA, do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB), dentre outros.

SERVIÇO:

O que: Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da realização do I Seminário Nacional de Universitários Negros e Negras (Senun);

Quando: Quinta-feira (22/11), às 19h;

Onde: Plenário Cosme de Farias - Câmara Municipal de Salvador - Praça Municipal, s/n - Centro – Salvador/BA;

Nenhum comentário:

Postar um comentário