terça-feira, 14 de maio de 2013

Peça "Entre Nós " leva a diversidade aos palcos de Salvador





Sucesso arrebatador entre jovens e adultos, com três premiações pelo Prêmio Braskem de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Ator – Igor Epifânio – e Melhor Texto), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade volta a cartaz nos dias 17, 18, 24, 25, 26 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, de sexta a domingo, sempre às 20 horas, no Teatro Molière.

Com texto, direção, iluminação e figurino de João Sanches (Eu Te Amo Mesmo Assim/ Pague Pra Ver), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade traz no elenco Igor Epifânio (Drácula / Mestre Haroldo e os Meninos / A Bofetada) e Anderson Dy Souza (As Velhas / Policarpo Quaresma) no papel de atores que tentam inventar na hora uma história de amor entre dois jovens gays. Para isso, eles enfrentam uma série de situações conflitantes e engraçadas, até decidirem o destino dos personagens Rodrigo e Fabinho.

Assim como na vida real, Entre Nós – uma comédia sobre diversidade apresenta um nó difícil de ser desatado. Enquanto os personagens, Rodrigo e Fabinho, encaram suas sexualidades com naturalidade, os atores que os interpretam se constrangem, se confrontam e se atrapalham em cenas carregadas de humor. Esses momentos são pontuados pela trilha sonora executada ao vivo por Leonardo Bittencourt, que também assina a direção musical.

No decorrer da criação do enredo, os atores da ficção se confrontam com os seus próprios preconceitos e visões de mundo. Isso pede para que o público decida sobre o desfecho da peça: se o casal de personagens deve ficar junto ou não. Segundo o encenador, a importância desse trabalho é discutir o respeito às diferenças. “A comunidade LGBT ainda não tem uma legislação que proteja seus direitos. No caso da homofobia, por exemplo, não existe uma lei como a Maria da Penha ou um Estatuto do Idoso”, afirma Sanches.

Recentemente, o espetáculo Entre Nós – uma comédia sobre a diversidade foi convidado para participar, em julho, do XXVIII Festival Internacional de Teatro Hispano (FITH) em Miami e, em agosto, de uma temporada no Teatro Itália, via o Circuito Baiano de Teatro, apresentado pelo Premio Braskem de Teatro e o Governo da Bahia.

Agradando ao público e a crítica desde 2010

A peça surgiu quando foi contemplada com o Edital de Culturas LGBT do Centro de Culturas Populares e Identitárias em 2010, contando com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. Desde novembro de 2011, quando fez as primeiras apresentações gratuitas nas escolas da rede pública de ensino, Entre Nós foi bem recebida pelos alunos. “Eles riram muito, comentaram e torceram pelos personagens. Na cena final, fotografaram, gravaram e aplaudiram. Parecia um jogo de futebol”, diz o diretor. A estreia da montagem aconteceu em janeiro de 2012 no Teatro Gamboa Nova, e depois foi apresentada no Theatro XVIII, Cine Cena Unijorge, FILTE, FIAC, Teatro Molière e no Projeto Verão Cênico da FUNCEB, em Alagados, Vitória da Conquista, Módulo e Alagoinhas e no Centro de Cultura de Jequié.


Nenhum comentário:

Postar um comentário