terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comunicadores discutem papel da comunicação no desenvolvimento do Semiárido

 
 
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o auditório da Universidade do estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, sediará o Seminário “Comunicação pra quê? Por uma nova pauta no sertão”, evento que pretende reunir estudantes, educadores/as, profissionais da imprensa convencional e alternativa, militantes de movimentos sociais e demais pessoas que se interessem em discutir a comunicação e sua relação com o desenvolvimento do Semiárido.
Organizado pelo Colegiado de Comunicação Social da UNEB/Campus III - Juazeiro em parceria com o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, o Seminário pretende refletir sobre o tema a partir de diversas visões apresentadas por representantes de diferenciados segmentos da comunicação social.
A pesquisadora Cicilia Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social é uma das convidadas para a Conferência de abertura, que contará também com a integrante do Coletivo Intervozes, Cecília Bezerra, Edisvânio Nascimento, que contribui com o processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia, além de representante do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.
No segundo dia, as/os convidados/as irão discutirA comunicação no Sertão do São Francisco. O que temos e o que queremos?. Este momento contará com as contribuições de representantes de veículos de comunicação da mídia regional, do Colegiado de Comunicação Social da Uneb Juazeiro, do governo do estado e dos meios de comunicação comunitários do Sertão da Bahia.
Comunicadores e comunicadoras de Rádios Comunitárias dos municípios que compõem o Território Sertão do São Francisco também irão trazer suas experiências para compartilhar durante toda a programação e nos dias 19 e 20 (manhã) vão participar de programação específica do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, organização que existe na região desde o processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 2009.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Comunicação da Uneb, até o dia 17 de outubro, das 14 às 17 horas, ou por e-mail com10uneb@gmail.com. A entrada é gratuita.
Por uma nova comunicação
O evento faz parte da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada todos os anos no mês de outubro por diversos movimentos sociais ligados à luta pelo direito à Comunicação no país. Este ano vive-se um contexto de reivindicação de uma nova lei de comunicações para o Brasil, debate que vem ganhando as ruas a partir, principalmente, do lançamento da Campanha Para Expressar a LiberdadeUma nova lei para um novo tempo.
No próximodia 18, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação PopularFrentecom e o Fórum Nacional pela Democratização da ComunicaçãoFNDC, promovem, em Brasília, audiência pública que debaterá a Liberdade de Expressão e lançará no Congresso Nacional a referida campanha.
Programação

18/10 (Quinta)Auditório da UNEBCampus III

14 horasRecepção com os estudantes do curso de jornalismo em Multimeios
14h30 - Conferência de aberturaComunicação pra quê?


Professora Pós-doutora Cicília Peruzzo, referência nacional nos estudos sobre comunicação e transformação social.
Cecília Bezerra, Intervozes e ex-assessora na Câmara dos Deputados para o tema das Políticas Nacionais de Comunicação.
Edisvânio Nascimento, radialista premiado pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (ANDI) e representante do processo de Comunicação para o Desenvolvimento na Região Sisaleira da Bahia.
Érica Daiane Costa, jornalista e representante do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.


16H30 - Debate Público
17h30 - Coquetel de boas-vindas e apresentações culturais
19/10 (Sexta)

Manhã Atividade interna do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco
14hMesa: A comunicação no Sertão do São Francisco. O que temos e o que queremos?


Ernesto Marques, vice-presidente da ABI (Associação Baiana de Imprensa)
Marlupe Caldas, Chefe de Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário