quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Mulheres que Fazem a Diferença" em Salvador



A coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO, Vilma Reis, é uma das homenageadas pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento, Mulheres que Fazem a Diferença, que acontece na próxima sexta-feira (20.04.12), às 16h, é para marca o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 31 de abril.

Na ocasião o Ministério Público reconhecerá o mérito de mais quatro mulheres que têm se destacado nas suas diversas áreas de atuação, são elas: a ministra Eliana Calmon, a procuradora de justiça Lúcia Bastos Farias Rocha, a deputada estadual Luiza Maia, a Ebomi Nice de Oyá. Vilma Reis faz parte desse grupo de mulheres homenageadas por toda a sua trajetória de vida e luta pelos direitos das mulheres negras, mulheres e direitos humanos. Em 2012 completou 12 anos de trabalho no CEAFRO, Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero do CEAO/FFCH/UFBA e quatro anos coordenando o Projeto Encruzilhada de Direitos.

Além de socióloga, Vilma Reis, também é ativista do movimento de mulheres negras, é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, professora da UNEB e mestra em Ciências Sociais pela UFBA. Dos 14 aos 19 anos trabalhou como empregada doméstica. No colégio Central foi presidente do Grêmio, onde começou a sua vida política. Em 1993 ganhou uma bolsa em uma ONG de mulheres na Áustria e morou em Viena durante um ano e meio. Estudou alemão e fez um curso focado em comunicação e gênero. Em 1995 retornou para a Bahia e fez o curso de Ciências Sociais na UFBA. No final da graduação ganhou uma bolsa para fazer especialização, em uma experiência pioneira, na universidade de Howard nos Estados Unidos, que é uma universidade negra fundada em 1865.

Venha conhecer mais um pouco da história dessa mulher de garra no evento Mulheres que Fazem a Diferença e aproveitar para saber da trajetória de outras mulheres que fazem toda a diferença para que a sociedade brasileira seja mais justa.

SERVIÇO

O Quê: Vilma Reis uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença do Ministério Público do Estado da Bahia

Quando: 20 de abril de 2012

Onde: Auditório Afonso Garcia Tinoco – 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia, Salvador

Horário: 16h

Fonte: CEAFRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário